Palmares celebrará Dia de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial no Rio de Janeiro

Por Daiane Souza

Na data em que se celebra o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, 21 de março, a Fundação Cultural Palmares (FCP) realizará, no Rio de Janeiro, ato para relembrar um dos maiores crimes contra negros da história: o Massacre de Shaperville. A data que homenageia 69 sul-africanos assassinados pela polícia de Joanesburgo, em 1960, tornou-se marco na história mundial proporcionando o fim do apartheid.

De acordo com o presidente da FCP, Eloi Ferreira de Araujo, o ato é uma forma de  comemorar do Dia de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial em praça pública, onde o povo está. “Assim estamos dando a dimensão que o Estatuto da Igualdade Racial dispõe para a eliminação das desigualdades entre negros e não negros, ainda presentes em nosso país”, destaca.

O evento conta com o apoio da Superintendência de Igualdade Racial (Supir-RJ), a Coordenadoria Especial de Promoção da Igualdade Racial (Cepir- RJ), Conselho Estadual dos Direitos do Negro (Cedine) e do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Rio de Janeiro (Comdedine-RJ).

A atividade agendada para as 16 horas terá na programação, além do pronunciamento do presidente da FCP e dos presidentes das instituições apoiadoras, apresentação de jongo, afoxé, roda de capoeira, além de degustação de comida afro. O encerramento será marcado pela lavagem da entrada do Palácio Gustavo Capanema, com água de cheiro, pelas baianas para trazer muito Axé ao MinC e a Fundação Palmares.

Massacre de Shaperville – Era 21 de março de 1960, quando ocorreu no bairro de Sharpeville, na África do Sul, um protesto contra a Lei do Passe, que obrigava a todos os não-brancos do país a usarem uma caderneta. No documento constava a cor, etnia e profissão de cada negro, sua situação na receita federal e restringia o acesso aos bairros brancos da cidade.

A manifestação reuniu vinte mil manifestantes na cidade localizada em Johannesburg. Tratava-se de um protesto pacífico, mas mesmo assim a polícia sul-africana o conteve com rajadas de metralhadora deixando 180 pessoas feridas e 69 mortos. Em 1976, a Organização das Nações Unidas oficializou a data como memória tornando-a Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial.

Serviço:
O que:
Ato pelo Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial
Quando: 21 de março, às 16h
Onde: Palácio Gustavo Capanema
Endereço: Rua da Imprensa, 16 – Centro do Rio de Janeiro – RJ

http://www.palmares.gov.br/?p=18525

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.