Plenária do Rio de Janeiro de Mobilização para Cúpula dos Povos na Rio+20 – 19/03

Está se aproximando a Conferência da ONU, mais conhecida como Rio+20, que ocorrerá no Rio de Janeiro/RJ entre os dias 20 e 22 de junho de 2012. Nós, povos de diversas partes do globo, precisamos estar reunidos na Cúpula dos Povos para fazer ecoar a nossa voz!

A Cúpula dos Povos (mais informações em anexo) será um espaço livre dapresença das corporações, e entendemos que é parte do processo de luta, deorganização, de mobilização, e não um momento estanque ou mais um evento. A Cúpula dos Povos tem por objetivo ser um espaço de fortalecimento no processo de ação, de resistência e de construção de alternativas. E, principalmente, ser um espaço de denúncia das falsas soluções e da nova ‘roupagem verde’ que o capitalismo está se colocando. Não podemos nos deixar enganar; é o velho capitalismo “travestido” de verde, só que mais profundo e mais violento, deixando, por onde passa, terras arrasadas, trabalhadores impactados, afetados, destruindo os povos, as comunidades, a natureza, tudo em nome da acumulação e do lucro. Ou seja, é a chamada Economia Verde, sinônimo de destruição: o velho capitalismo “pintado” de verde.

No Rio de Janeiro, cidade sede do evento, diversos movimentos sociais têm se mobilizado frente aos impactos de implantação de diversos megaprojetos e megaeventos e resistido à ofensiva do capital na cidade. Essa ofensiva acontece maquiada com o discurso da economia verde e com a criação da primeira secretaria verde do país, impulsionando  uma falsa imagem de desenvolvimento sustentável.

Portanto, encontram-se na agenda de 2012 grandes desafios locais, regionais e nacionais que exigem a articulação das lutas para que nos mobilizemos massivamente.

Inspirados na história de luta dos povos, a Assembléia dos Movimentos Sociais realizada em Porto Alegre em 2012, convocou as forças e atores populares de todos os países a desenvolver ações de mobilização coordenadas em nível mundial, para contribuir com a emancipação e a autodeterminação de nossos povos, reforçando a luta contra o capitalismo. Tomar as ruas a partir do dia *5 de junho* numa grande jornada de mobilização global contra o capitalismo e impulsionar a Cúpula dos Povos por justiça social e ambiental, contra a mercantilização da vida e em defesa dos bens comuns frente a Rio+20!

Aqui no Rio mais um espaço de mobilização acontecerá rumo à organização da Cúpula, e contamos com a presença de cada um dos movimentos que podem fazer ecoar nossa voz nesse espaço. Anote na sua agenda e mobilize seu movimento para discutir o quanto mais cedo e levar propostas para o debate!

Serviço:

Plenária do Rio de Janeiro de Mobilização para Cúpula dos Povos na Rio+20

Data: 19 de Março, 2a feira.
Horário:
18h.
Local: Sepe – Rua Evaristo da Veiga, 55/7o andar.

Pauta:

·Construção do calendário de Lutas até a Rio + 20.

·Planejamento das Atividades de Formação (Debates nas Escolas, Universidades, Bairros etc.).

·Mapeamento de Atividades dos Movimentos Sociais para a Cúpula dos Povos.

Não se esqueça que cada um desses pontos servirá para socializar e
planejar atividades concretas trazidas por cada movimento. Reúna o seu e
venha debater!

Leia  também os materiais:

Declaração da Assembleia dos Movimentos Sociais

Cúpula dos Povos por justiça social e ambiental

Soberania dos Povos contra o Esverdeamento do Capital

Declaración de Jubileo Sur/Américas camino a Río+20

Enviada por Mônica Lima.

Comments (1)

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.