Vida e obra de Pixinguinha são retratas em exposição

Por Rânia Fernandes

Brasília recebe a maior mostra já feita no país sobre Pixinguinha. A exposição aberta ao público, na última terça-feira (13), pode ser vista até 6 de maio. A vida e a obra de Alfredo da Rocha Vianna Filho, mais conhecido como Pixinguinha, estão retratadas em fotos, instrumentos musicais, discos e vestuários nas 12 salas do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), na capital federal. A curadoria da mostra é de Lu Araújo, que pesquisa a obra de Pixinguinha desde 1997.

“O objetivo é fazer com que o público possa entender a importância do Pixinguinha para a música brasileira no século 20 e para a cultura popular. A mostra passa pelos principais momentos da vida dele, a influência do  pai, que era flautista, e o início da carreira. Com 14 anos, ele já tinha carteira de músico profissional e já tocava em bares”, conta a curadora Lu Araújo.

A exposição conta ainda a história da rápida ascensão como flautista; as trilhas musicais criadas por ele para filmes mudos; o sucesso da turnê do grupo Oito Batutas em Paris nos anos 20; a influência de Pixinguinha sobre outros artistas; as parcerias e os grandes sucessos. “Carinhoso”, a mais famosa composição de Pixinguinha, ganhou uma sala exclusiva.

Um  pouco da história – Além de grande compositor e instrumentista, Pixinguinha, promoveu transformações estéticas. Trouxe modernidade à música popular brasileira e participou de importantes momentos, como a produção em massa de discos e  o surgimento do rádio no Brasil.

Estudiosos e especialistas contam que Pixinguinha era um flautista de prestígio. Aos 48 anos de idade, o artista trocou a flauta pelo saxofone. Da troca de instrumentos e a parceria com o músico Benedito Lacerda, surgiram 17 discos com algumas das mais belas gravações de choro de todos os tempos.

Serviço:
O quê: Mostra sobre o compositor e instrumentista “Pixinguinha
Onde: Centro Cultural Banco do Brasil – Pavilhão de Vidro ­­- Galeria 2
Quando: 13 de março a 6 de maio de 2012 – Entrada Franca

Vida e obra de Pixinguinha são retratas em exposição

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.