“Um novo blog sobre a cidade, sobre o urbano e o humano, sobre um urbanismo mais humano”

SER(H)URBANO é o nome que Ana Almeida (urbanista com doutorado em Saúde Coletiva e integrante do GT Combate ao Racismo Ambiental) deu ao Blog que lançou, com a definição que usamos como título deste post. Na apresentação, que pode ser lida em seguida,  ela é bastante clara quanto aos pressupostos dos quais parte e os objetivos que tem em mente. Que SER(H)URBANO tenha sucesso e venha a ser mais um aliado na luta.  TP.

“O fenômeno da urbanização não é algo novo, mas sua difusão é recente e toma corpo com a segunda Revolução Industrial, transformando-se em um modo de vida que cresceu e tornou-se hegemônico, sendo adotado pela maioria da população mundial. Mais de 60% da humanidade vive em cidades. No Brasil esse percentual é bem maior e ultrapassa os 80% enquanto Salvador é um município que tem 99% da sua população concentrada em área urbana.

A cidade concentra oportunidades, infraestrutura, serviços, enfim, é onde corre e para onde corre o dinheiro, mas nem todos têm as mesmas chances, principalmente nos  denominados países periféricos, nosso caso!!

Fruto de um modelo de desenvolvimento, o capitalismo industrial, a cidade moderna se desenvolveu de forma a fornecer toda estrutura necessária à reprodução do capital: mão-de-obra barata e insumos outros que permitissem o incremento da produção industrial e enriquecimento das classes dominantes. O espaço urbano se reproduziu e adquiriu características compatíveis a atuação dessa e de outras forças. Como um espelho passou a refletir as desigualdades, injustiças, descaso, preconceito e violência bem como o individualismo perverso que caraterizam a sociedade capitalista industrial, a despeito das modernidades, dos avanços e melhorias trazidas pela ciência e pela tecnologia e que indubitavelmente enriqueceram, aprimoraram e intensificaram a qualidade de vida.

Em suma, queremos apenas explicar qual o propósito desse blog: agregar idéias, pensamentos, reflexões, e todo tipo de contribuição que provoque mudanças, sejam de ordem prática, intelectual, afetiva ou racional, na forma como pensamos e vivemos a cidade, no nosso caso, SALVADOR. A ideia é resgatar um principio não tão novo, nem tão antigo, ao mesmo tempo simples, mas que requer um entendimento complexo, que não pode ser pensado isoladamente, mas em conjunto, porque a cidade é coletiva. Estamos falando da HUMANIZAÇÃO dos espaços, a humanização do urbano. É o URBANISMO HUMANIZADO. É a cidade voltada para seus habitantes, acolhedora, gentil e amorosa, que ofereça rapidez aos apressados, languidez aos preguiçosos; que garanta espaço generoso aos transeuntes, descanso aos passantes; que evoque conforto, amabilidade, proximidade e interação.

Esperamos sinceramente a colaboração de todos aqueles que entendendo a cidade como o espaço de moradia, lazer e trabalho, o lugar onde moramos, trabalhamos, amamos, nos divertimos, enfim vivemos, é fundamental pensá-lo, vivê-lo e sobretudo transformá-lo, isto é HUMANIZÁ-LO!!!”

O endereço do blog é http://serurb.blogspot.com. Visitem!

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.