PM reintegra área invadida em Curitiba e retira 200 famílias

Jean-Philip Struck

Cerca de 320 policiais militares e guardas municipais cumpriram na manhã desta segunda-feira um mandado de reintegração de posse e retiraram cerca de 200 famílias que haviam invadido um terreno de 96 mil metros quadrados na Cidade Industrial de Curitiba.

No início da operação, um grupo de 160 moradores tentou resistir à ação e teve de ser dispersado com bombas de efeito moral. Alguns chegaram a atear fogo em pneus para dificultar a entrada dos policiais no terreno.

Ninguém ficou ferido nem foi preso. No local, a PM apreendeu seis facões, três foices, dois machados e dois martelos. De acordo com a corporação, manifestantes tentaram investir contra policiais usando os instrumentos, mas largaram o material no chão quando bombas de efeito moral foram disparadas.

Cerca de 300 barracos estavam instalados no local e serão demolidos. A PM classificou toda a operação como “tranquila”. Uma mulher teve de ser atendida pelos bombeiros após inalar fumaça da queima de pneus.

A ação foi acompanhada por um oficial de justiça e pelo Conselho Tutelar. Após ocupar o terreno, a PM permitiu que moradores voltassem ao local para retirar seus pertences dos barracos.

As famílias haviam invadido o local em protesto contra a demora da Cohab-CT (Companhia de Habitação Popular de Curitiba) em contemplar inscrições em programas de moradia.

O terreno é de propriedade da Curitiba S.A., uma empresa de economia mista responsável por coordenar assuntos fundiários e comercializar áreas remanescentes da Cidade Industrial de Curitiba, que foi implantada na década de 1970.

A maior parte do grupo era composto de pessoas que já haviam sido retiradas de um terreno ao lado, em fevereiro.

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1060597-pm-reintegra-area-invadida-em-curitiba-e-retira-200-familias.shtml

Enviada por José Carlos.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.