Índios farão nova passeata contra estrada financiada pelo Brasil

Organizações indígenas da Amazônia, do leste e do sul da Bolívia confirmaram nesta ontem (12) que farão uma nova passeata para se manifestar contra a construção de uma estrada financiada pelo Brasil e impulsionada pelo presidente Evo Morales no parque Tipnis, mas ainda não definiram a data do protesto.

O presidente da Confederação de Povos Indígenas do Oriente da Bolívia (Cidob), Adolfo Chávez, disse à Agência Efe que as instituições reunidas na cidade amazônica de Trinidad concordaram em definir a data antes do fim deste mês. Segundo ele, a reunião realizada desde domingo não teve a presença de uma organização de índios guaranis, mas todos os demais povos “estão com o espírito firme para fazer respeitar os direitos individuais e coletivos”.

Os dirigentes da Cidob farão as consultas no Território Indígena Parque Nacional Isiboro Sécure (Tipnis), no centro do país, para analisar opções a fim de concretizar a nova mobilização.

Morales aprovou em fevereiro uma lei para consultar os indígenas do Tipnis sobre a construção da estrada, depois que grupos de camponeses, indígenas e produtores de coca realizaram uma contramanifestação rumo a La Paz para apoiar a obra viária.

Entre agosto e outubro do ano passado, os nativos do Tipnis e a Cidob fizeram uma primeira passeata para rejeitar plenamente a estrada, mas o movimento foi brutalmente reprimido pela polícia e bloqueado por seguidores de Morales antes de ser recebido triunfantemente em La Paz.

Os indígenas do Tipnis esclarecem que não se opõem ao projeto viário, mas criticam o projeto da estrada de cortar pela metade essa reserva ecológica, por temor a uma invasão ainda maior de produtores de folha de coca, matéria-prima para elaborar cocaína.

A nova passeata de defesa do parque nacional terá o respaldo de guaranis do Brasil, Argentina e Paraguai, conforme antecipou há poucos dias o presidente do Conselho Continental da Nação Guarani, o boliviano Celso Padilla.

http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI5661588-EI8140,00-Indios+farao+nova+passeata+contra+estrada+financiada+pelo+Brasil.html

Comments (1)

  1. Tem repreentação outros povos do Brasil que estão sofrendo ,ameaçados com estes grandes empreendimentos ?
    Geralda

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.