Banco Mundial vai doar 300 mil dólares para projetos de gênero no Legislativo

Recursos serão utilizados na estruturação da Procuradoria Especial da Mulher, órgão da Câmara dos Deputados

O Banco Mundial vai doar U$ 300 mil para o projeto de Fortalecimento Institucional da Procuradoria Especial da Mulher da Câmara dos Deputados. Os recursos serão utilizados na elaboração do Planejamento Estratégico do órgão; na criação de um banco de dados para monitoramento de projetos de gênero na Câmara; e implantação de um curso de formação em gênero voltado para o Legislativo. O anúncio do acordo, com assinatura prevista para o primeiro trimestre deste ano, foi feito ontem (06), durante o Seminário em Comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

Durante o evento, houve o lançamento do relatório do Banco Mundial sobre o Desenvolvimento Mundial 2012 – Igualdade de Gênero e Desenvolvimento. A ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Luiza Bairros, falou sobre os eixos prioritários do documento, destacando o que faz referência à redução da mortalidade feminina. “A incidência de morte materna é de 60% de mulheres negras”, afirmou para lembrar que a equidade deve ser vista não só do ponto de vista das diferenças relativas aos homens, mas também entre mulheres de grupos raciais distintos.

Além deste eixo, o relatório prioriza também a melhoria do acesso às oportunidades econômicas para as mulheres; o aumento da participação e da capacidade de decidir das mulheres na família e na sociedade; a limitação da reprodução da desigualdade de gênero entre as gerações.

Outras informações do relatório foram apresentadas pelo vice-presidente do Departamento de Redução da Pobreza e Gestão Econômica do Banco Mundial, Otaviano Canuto. Segundo o executivo, as vidas de meninas e mulheres mudaram radicalmente no último quarto de século, porém, em algumas áreas, o progresso para alcançar a igualdade de gênero tem sido limitado — mesmo nos países desenvolvidos. A mensagem principal da publicação é que esses padrões de progresso e persistência em igualdade de gênero são importantes, tanto para os resultados do desenvolvimento quanto para a formulação de políticas.

O seminário, que tratou também do tema “80 Anos do Voto Feminino e a Reforma Política”, contou com a participação da ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, da diretora da ONU Mulheres Brasil e Cone Sul, Rebecca Tavares, do vice-presidente do Banco Mundial para o Brasil, Makhtar Diop, e das deputadas federais Benedita da Silva, Rose de Freitas e Elsione Barbalho, que é titular da Procuradoria da Mulher.

http://www.seppir.gov.br/noticias/ultimas_noticias/2012/03/banco-mundial-vai-doar-300-mil-dolares-para-projetos-de-genero-no-legislativo-recursos-serao-utilizados-na-estruturacao-da-procuradoria-especial-da-mulher-orgao-da-camara-dos-deputados-o-banco-mundial-vai-doar-u-300-mil-para-o-projeto-de-fortaleciment

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.