Seminário sobre a questão Agrária na América Latina, no Brasil e no Espírito Santo

A Via Campesina e a Universidade Federal do Espírito Santo, com o apoio da Comissão Pastoral da Terra (CPT) no estado, realizarão nos dias 2 e 3 de março, no Centro Diocesano de São Mateus (ES), o Seminário sobre a questão agrária na América Latina, no Brasil e no Espírito Santo.

O Seminário sobre a questão Agrária na América Latina, no Brasil e no Espírito Santo é o resultado da articulação entre movimentos sociais do campo, organizações populares e coletivos de pesquisa, extensão e ativismo acadêmico da Universidade Federal do Espírito Santo.

Busca articular em torno da problemática agrária no Espírito Santo pessoas e entidades preocupadas com os conflitos em torno do domínio dos territórios das comunidades camponesas, quilombolas e indígenas do Espírito Santo, Brasil e América Latina pelos capitais do agronegócio através do latifúndio, da monocultura e dos agrotóxicos.

Este primeiro seminário focará a questão fundiária e as resistências ao agronegócio.

A proposta é formar um coletivo amplo e diverso que esteja disposto a interagir também em outros seminários que envolvam questões do amplo espectro que representa a questão agrária, como agroecologia, educação do campo, alimentação, agroindustrialização, comercialização, entre outros.

Ao todo participarão 100 pessoas. Sendo 50 que participam de movimentos e organizações do campo e 50 que participam de coletivos envolvidos com a questão agrária na universidade.

Objetivos:

•    Debater sobre a conjuntura nacional e internacional da questão agrária.

•    Debate sobre a conjuntura política e econômica das questões agrárias no ES.

•   Aprofundar debates sobre as relações entre Universidade e Movimentos Sociais, principalmente em torno da problemática agrária no ES.

Data: 2 e 3 de março de 2012

Local: Centro Diocesano – CEDI  /  São Mateus-ES

Realização: Via Campesina e Universidade Federal do ES – UFES

Apoio: Comissão Pastoral da Terra – CPT (Diocese de São Mateus/ES)

Facilitador do debate: Prof. Sergio Sauer

http://www.cptnacional.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=997:seminario-sobre-a-questao-agraria-na-america-latina-no-brasil-e-no-espirito-santo&catid=14:acoes-dos-movimentos&Itemid=94

Comments (1)

  1. Devemos mudar nossa forma de pensar e agir pois nao e somente a natureza que sofre mas nos mesmos. Entao vamos juntos tentar mudar a nossa forma de agir e pensar. Sou Marilei Franciele Lassen e sou estudante da 4 turma de agroecologia.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.