Mulheres do MST ocupam fazenda da empresa Suzano, no município de Alcobaça-Bahia

O MST vem através deste informar a 2ª ocupação de mulheres trabalhadoras rurais sem terra em área de eucalipto na região Extremo Sul da Bahia. A primeira aconteceu no dia 28 de março de 2011 no município de Eunápolis, na fazenda Nova América, de propriedade da Veracel (da finlandesa STORA ENSO). Durante o ano passado, foram ocupadas diversas outras áreas da mesma empresa, aonde os trabalhadores ainda se encontram e estão em processos de negociação com a mesma para se transformar em assentamentos.

Nesta madrugada de 1 de março de 2012, as mulheres camponesas do MST ocuparam a fazenda Esperança, localizada no municipio de Alcobaça, e  de propriedade da empresa paulista Suzano Papel Celulose. São 1150 mulheres de vários acampamentos e assentamentos da região, que têm como objetivo denunciar o descaso social e ambiental que as empresas monocultoras de eucalipto praticam na área, causando muito desemprego, pobreza, mais desigualdade social – que o governo diz combater – e a expulsão do homem do campo, provocando o inchaço dos grandes centros urbanos e o aumento da violência a cada dia. Por essa razão é que as cidades da região sul da Bahia são consideradas as mais violentas do país.

Diante disso, pedimos agilidade nos processos de desapropriação dos latifúndios, das grandes áreas usurpadas para monocultivo de eucalipto em plena Mata Atlântica, e o assentamento das 23 mil familias de sem-terra baianos, que continuam acampados.  Muitos deles, há oito anos.

As mulheres camponesas reinvidicam também investimento do governo nos assentamentos da região, que estão abandonados pelos governos federal e estadual.

http://entaoenoticia.blogspot.com/2012/03/mulheres-do-mst-ocupam-fazenda-da.html

Enviada por Leila Santana.

Comments (1)

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.