Bairro de Curitiba é ocupado para implantar base inspirada em UPP

Policiais civis arrombam portão de residência durante ocupação do bairro Uberaba. Foto: Giovani Santos/Secretaria de Segurança Pública

Roger Pereira – Direto de Curitiba

Cerca de 450 policiais militares, civis e guardas municipais ocupam desde a madrugada desta quinta-feira o bairro Uberaba, em Curitiba, para a implantação da primeira Unidade Paraná Seguro (UPS), postos de polícia pacificadora semelhantes às Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) instaladas nas comunidades do Rio de Janeiro, que serão introduzidas nos pontos mais violentos do Paraná.

São cinco vilas ocupadas – Icaraí, Primavera, União/Audi, Centenário e Ferroviária -, onde vivem 75 mil pessoas. O Uberaba é considerado um dos pontos mais críticos da segurança pública de Curitiba, dominado pelo tráfico de drogas e recordista em assassinatos. Durante todo o dia serão utilizados cães farejadores e helicópteros nos mais de 30 alvos determinados pelas forças de inteligência das polícias paranaenses. Nas principais saídas do bairro, os policiais estão revistando alguns moradores para coibir o tráfico.

“Estamos fazendo um trabalho de inteligência no Uberaba desde setembro do ano passado para identificar os pontos de tráfico, os líderes dessas organizações, para culminar hoje com a ocupação que vai permitir a instalação da nossa primeira UPS”, disse o secretário estadual de segurança pública do Paraná, Reinaldo de Almeida César.

As UPS são instaladas em áreas que apresentam alto índice de criminalidade. Além de reforço policial, as bases deverão contar com outros serviços públicos, em parceria com as prefeituras.

“Hoje, no Uberaba, damos início à fase 1 da implantação, que é chamada de congelamento. Nos últimos meses, prendemos os líderes do tráfico e 12 acusados de assassinato. Agora, vem a fase de implantação da UPS”, afirmou o secretário.

Anunciadas em agosto do ano passado pelo governador Beto Richa (PSDB), as UPS começam a ser instaladas nos municípios da Região Metropolitana de Curitiba e na capital, que respondem por mais da metade dos crimes contra a vida no Estado. “Vamos retomar para o povo do Paraná as áreas que estão ocupadas pela criminalidade e o tráfico de drogas”, disse Richa no lançamento do programa.

http://noticias.terra.com.br/brasil/fotos/0,,OI190756-EI306,00-Bairro+de+Curitiba+e+ocupado+para+implantar+base+inspirada+em+UPP.html

Enviada por Thiago Hoshino.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.