Nota de repúdio contra Despejo da EFA Bontempo em Itaobim/MG

Comunicamos à imprensa e à sociedade em geral que ontem, 23 de fevereiro de 2012, aconteceu que a diretoria da AEFAMBAJE foi pega de surpresa quando por volta das 14 horas oficiais de justiça e policiais apareceram na sede da Escola Família Agrícola Bontempo, situada em Itaobim, Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais para comunicar o mandado de reintegração de posse dos prédios onde a referida EFA funciona há mais de 10 anos.

Não bastassem os dados estarrecedores da situação da educação da juventude rural no Brasil que não vem ao caso comentar agora, é lamentável tal episódio. É sabido que a EFA Bontempo surge da necessidade dos trabalhadores resolverem o problema da educação de seus filhos com uma escola diferenciada, contextualizada em sua realidade.

A EFA Bontempo foi construída pelos trabalhadores rurais em terreno doado pela Fundação Brasileira de Desenvolvimento, cujo presidente é o padre católico, Sr Felici Bontempi. O terreno foi doado em comodato por tempo indeterminado. Ele e sua fundação reivindicam o terreno e os prédios construídos ali pela Associação gestora da EFA, AEFAMBAJE. São 201 jovens matriculados cursando 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio e Profissional Técnico em Agropecuária.

A luta na justiça vem se protelando há mais de 5 anos. Em todo este tempo a EFA Bontempo buscou saídas através do diálogo apelando para as autoridades que ajudassem a encontrar alternativas para que seus alunos não sofressem prejuízos com o despejo: audiência pública na Assembléia Legislativa em 2010, tentativas de conciliação no STJ de Minas Gerais e no Fórum de Medina. Os trabalhadores responsáveis por este projeto já afirmaram que “dali não saem”. Esperamos que providências sejam tomadas para evitar conflitos maiores. Não seria o momento de o Estado tomar uma atitude e desapropriar aquela área para fins sociais, uma vez que a Prefeitura local não atendeu a mais este apelo dos trabalhadores?

A Escola Família Agrícola não está somente a serviço dos jovens. Além disso, atende mais 160 mulheres no projeto ATER Mulheres. Acontecem ainda reuniões do ITAVALE – Instituto dos Trabalhadores na Agricultura do Vale do Jequitinhonha, reuniões do Território da Cidadania Médio Jequitinhonha dentre outras.

Veja abaixo um vídeo feito em junho de 2010, mas que expressa a nossa história.

Diretoria da AEFAMBAJE.

CONTATOS
Alcísio – Presidente da AEFAMBAJE – (033) 88069509
Ricardo Ferreira Vital – Diretor EFA Bontempo – (033) 88680848
Escola Família Agrícola Bontempo (033) 99855847
Arilton Praxedes Evangelista – (033) 88289470

Enviado por ASA Minas: Vida e Vozes dos Povos do Semiárido.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.