Índio é baleado próximo a fazenda ocupada no sul da Bahia

Ele foi atingido em uma estrada depois de sair da Fazenda Santa Maria, segundo delegado

Um índio da etnia Pataxó Hã-Hã-Hãe foi baleado na perna neste sábado (25) entre os municípios de Itaju do Colônia e Pau Brasil, no sul da Bahia. Welton Santos Souza, 25 anos, foi atingido em uma estrada depois de sair da Fazenda Santa Maria.

Segundo o delegado Francesco Denis, titular de Itaju do Colônia, a fazenda é ocupada pela tribo de Welton há cerca de dois anos. O disparo atingiu a altura do joelho do índio, que foi socorrido para Hospital de Base de Itabuna.

De acordo com o delegado, ele já foi medicado e não corre risco de morrer. O autor do disparo fugiu e ainda não foi localizado. “Ele (Welton) ia passando na estrada e foi alvejado. A informação inicial é de que algumas pessoas estavam em um barranco e uma delas efetuou o disparo”, diz.

Welton deverá ser apresentado na delegacia de Itaju do Colônia ainda nesta semana pelo líder da tribo para prestar depoimento. 
Conflito entre índios e fazendeiros

A região de Itaju do Colônia é uma área de conflito entre índios Pataxó Hã-Hã-Hãe e fazendeiros. Cerca de 500 índios ocupam 46 fazendas próximas ao município. Eles querem pressionar o Supremo Tribunal Federal (STF) a julgar a demarcação da Terra Indígena (TI) de Caramuru-Paraguaçu, área que abrange todas as fazendas.

Os índios dizem todas as fazendas estão dentro das áreas previstas para a demarcação da TI. A Fundação Nacional do Índio (Funai) garante que a área em questão foi demarcada em 1937 pela Diretoria de Serviço Geográfico do Exército e que, desse modo, os invasores seriam os fazendeiros.

Em meio à confusão instalada na região, o índio José Muniz de Andrade, de 40 anos, um dos líderes do grupo, passou mal e morreu, supostamente em decorrência de ataque cardíaco.

Em nota, o Conselho Indigenista Missionário (Cimi) informou que José Muniz estava em área “recentemente retomada” na região das Alegrias, quando começou a sentir dores no peito e no estômago.

http://www.correio24horas.com.br/noticias/detalhes/detalhes-1/artigo/indio-e-baleado-proximo-a-fazenda-ocupada-no-sul-da-bahia/

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.