Relatório da ONU sobre violência sexual em áreas de conflito lista piores criminosos

O relatório anual das Nações Unidas sobre violência sexual em áreas de conflito nomeia, pela primeira vez, as forças militares, milícias e grupos armados suspeitos entre os piores criminosos.

O documento, que abrange o período de dezembro de 2010 a novembro de 2011, inclui o Exército de Resistência do Senhor (LRA) na República Centro-Africana e no Sudão do Sul, milícias e ex-militares na Costa do Marfim, além das Forças Armadas da República Democrática do Congo.

São apresentados exemplos de como a violência sexual tem ameaçado a segurança e impedido a construção da paz em situações de pós-conflito como no Chade, República Centro-Africana, Nepal, Sri Lanka, Timor Leste, Libéria, Serra Leoa e Bósnia-Herzegóvina. O estudo também detalha como essas violações foram usadas no contexto eleitoral, em conflitos políticos e manifestações populares no Egito, Guiné, Quênia e Síria, entre outros.

“Guerras entraram no mercado de comercialização de mulheres; seguem crianças no caminho para a escola; e assombram celas onde prisioneiros políticos estão detidos”, afirmou a Representante Especial do Secretário-Geral para Violência Sexual em Conflito, Margot Wallström, ao apresentar o documento para o Conselho de Segurança (CS) na quinta-feira (23/02).

Segundo Wallström, quando estupro é parte da coerção política, ameaça a paz coletiva e a segurança com consequências de longo prazo. A diplomata expressou preocupação particularmente com os relatos de abuso sexual de homens em prisões da Síria como método de extrair informações.

O relatório destaca a necessidade de implementar medidas e estruturas não apenas para combater a violência sexual em conflito, mas para preveni-la. Também descreve várias iniciativas da ONU para identificar os primeiros sinais deste tipo de violência e assegurar que acordos de paz incluam tais questões.

http://www.onu.org.br/relatorio-da-onu-sobre-violencia-sexual-em-areas-de-conflito-lista-piores-criminosos/

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.