Iepha vai restaurar Fazenda dos Martins em Brumadinho


CREDITO: MARCOS PAULO MIRANDA

Local vai abrigar o Centro de Referência da Cultura Negra

Sob a moldura da Serra da Moeda e seu Forte, a cidade de Brumadinho, na região Central do Estado, vai contar com mais uma atração turística de destaque.

No dia 15 deste mês, representantes do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha/MG), do Ministério Público Estadual (MPE) e da prefeitura se reuniram com os proprietários da Fazenda dos Martins – bem tombado pelo Governo de Minas desde 1977 – para a assinatura de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).

O acordo garantirá a execução, pelo Iepha, da restauração arquitetônica e estrutural de uma das construções rurais mais antigas de Minas Gerais, cuja história está fortemente ligada à escravidão e aos quilombos mineiros. O local vai abrigar o Centro de Referência da Cultura Negra.

Conforme o Termo firmado, serão investidos R$ 810 mil na recuperação da fazenda, recursos provenientes de acordos firmados pelo MPE com empresas de mineração que atuam na região, e cobrados como forma de compensação por danos ambientais.

De acordo com o diretor de Conservação e Restauração do Iepha, Renato César de Souza, desde 2008 o instituto tem se empenhado para viabilizar essa restauração. Já foram realizadas ações emergenciais referentes à parte elétrica e contratados projetos completos para restauração. “Apresentamos o projeto ao promotor Marcos Paulo de Souza Miranda, que partiu em busca dos recursos agora acertados”, relatou.

Casa Grande de Senzala

A Fazenda dos Martins foi construída na segunda metade do século XVIII. O casarão passou por várias intervenções desde o seu tombamento, que consistiram na sua imunização, estabilização geral, principalmente pela deterioração das madeiras de estrutura, assoalhos e forros.

Constituída em alvenaria de pedra e paredes internas em pau-a-pique, a edificação tem dois salões, quatro quartos e um corredor central, além de varandas apoiadas em esteios aparentes, onde, na lateral esquerda, um cômodo era destinado à capela. Também apresenta trabalho apurado de cantaria na escada principal. Tem ainda muros altos de pedra circundando o pátio frontal e lateral.

A Fazenda já foi chamada de Casa Grande da Senzala. Segundo antigos moradores da região, sua existência está ligada à história do quilombo Sapé de Brumadinho. Ela teria sido construída por escravos e, como apontam os registros históricos, projetada por alguém entendido de estrutura, pois seu dimensionamento é perfeito.

Nos fundos, há um pátio interno, todo calçado de pedras. Da senzala, hoje, só existem vestígios: restos de muros de 10 metros aproximadamente.

http://www.iof.mg.gov.br/destaques/destaques/Iepha-vai-restaurar-Fazenda-dos-Martins-em-Brumadinho.html

Enviada por José Carlos.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.