AL – Reunião debaterá demarcação de terras indígenas

Olívia de Cássia

No próximo dia 28, a partir das 9h, no auditório térreo da Assembleia Legislativa acontecerá uma reunião  com o coordenador regional da Funai,  Frederico Campos, a superintentende do Incra, Lenilda Lima, deputados estaduais e o procurador-geral da República em Arapiraca, José Godoy, para debater a demarcação das terras dos índios Xucurus-Kariris, de Palmeira dos Índios.

A reunião foi convocada pelo deputado Ronaldo Medeiros (PT) e tem o objetivo de discutir e achar soluções pacíficas para a questão.

“Nos últimos anos tem havido muitos conflitos entre fazendeiros e donos de terras com os grupos indigenas, pela posse da terra. Fiz o convite a todos esses segmentos para que a gente discuta a  situação dos índios  Xucurus- Kariris e que haja uma transição pacífica na questão da demarcação das terras, já que é uma determinação da Justiça. A reunião tem também o objetivo de encontrar uma solução que atenda as partes envolvidas na questão”, observou o deputado.

HISTÓRIA

Os Xucurus-Kariris são um grupo indígena de Palmeira dos Índios e provêm da união de duas etnias distintas, Xucuru e Kariri. Eles habitam as áreas indígenas Mata da Cafurna, Xucuru-Kariri e Fazenda Canto. Os índios de Palmeira dos Índios têm como referência territorial histórica os limites do antigo aldeamento indígena cuja propriedade lhes foi concedida por sentença judicial em meados do século XIX, e cuja demarcação havia sido autorizada em 1822.

http://www.extralagoas.com.br/noticia/1228/noticia/2012/02/24/reunio-na-ale-debatera-demarcaco-de-terras-indigena.html

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.