Ministra Maria do Rosário insiste em punir responsáveis por crimes durante a ditadura

Oficiais reclamam de “revanchismo”

Junia Gama

Representantes das Forças Armadas reagiram às declarações da ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, de que a Comissão da Verdade poderá dar origem a um processo de condenações semelhante ao de outros países na América Latina. Em entrevista ao Correio, a ministra alterou o discurso suave em relação aos efeitos da comissão e defendeu a possibilidade de punição àqueles que tenham cometido crimes durante a ditadura militar.

Militares criticaram o que chamaram de “postura revanchista” de Maria do Rosário e afirmaram que, dificilmente, o prognóstico da ministra será cumprido devido a empecilhos jurídicos. Generais da ativa ouvidos pelo Correio acreditam que a confirmação da Lei de Anistia, pela Justiça, é uma barreira jurídica intransponível a processos que objetivem punir crimes cometidos no período. “O Brasil não é revanchista”, afirmou um general. Mesmo assim, eles consideraram a declaração “preocupante”.
Se os oficiais da ativa preferiram contemporizar, os da reserva reagiram duramente às palavras de Maria do Rosário. O general Luiz Eduardo Rocha Paiva externou a apreensão da classe com as declarações: “O poder modifica o direito e a verdade. É aí que os revanchistas estão investindo”. O general defende que a Comissão da Verdade deveria investigar também crimes cometidos por guerrilheiros. “A investigação unilateral pela comissão vai satanizar os agentes do Estado, tenham ou não violado direitos humanos, e endeusar os assassinos, terroristas e sequestradores”, aponta.

Na semana passada, a Presidência do Clube Militar, que reúne os oficiais da reserva, enviou um manifesto aos membros da entidade. O texto, assinado pelos presidentes dos clubes Naval, Militar e da Aeronáutica, cita a reportagem do Correio, a nomeação de Eleonora Menicucci para a Secretaria de Políticas para as Mulheres e uma das resoluções políticas do PT em seu aniversário de 32 anos, sobre o empenho no resgate da memória da luta pela democracia durante o período da ditadura militar.

http://www.em.com.br/app/noticia/politica/2012/02/23/interna_politica,279523/ministra-maria-do-rosario-insiste-em-punir-responsaveis-por-crimes-durante-a-ditadura.shtml

Enviada por José Carlos.

Comments (1)

  1. Gostaria de saber como solicitar pesquisa sobre os presidios indígenas em MG(area indígena krenak e fazenda guarani) durante a ditadura militar,onde torturas,assassinatos,exilios e deportações eram fatos corriqueiros e sem punição.Muitos destes indígenas estão vivos e estãpo sendo contatados pela ong Reporter Brasil d S.Paulo, e os fatos merecem ser divulgados,pois é uma pagina da hist´oria indigena de minas e do Brasil não revelada!

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.