Incra obtém posse da primeira fazenda para a criação de território quilombola no Espírito Santo

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) foi imitido na posse, na manhã desta sexta-feira (17), do primeiro imóvel expropriado visando à criação do Território Quilombola de Retiro, localizado no município de Santa Leopoldina, no Espírito Santo.

Os ex-proprietários da fazenda Santa Mônica, de 120 hectares, terão 15 dias para desocupar a área. Após o prazo, a comunidade, formada por 77 famílias de remanescentes de quilombos que foram cadastradas durante a elaboração do Relatório Técnico de Identificação e Delimitação (RTID), passarão a explorar o terreno.

O RTID de Retiro, produzido por técnicos do Incra a partir de levantamentos de campo complementados por estudos científicos de autoria do antropólogo Oswaldo Martins de Oliveira e da bióloga Maria Otávia Crepaldi, identificou uma área de 520 hectares como zona de abrangência dessa comunidade.

Para finalizar o processo e concretizar a criação do Território Quilombola de Retiro, o Incra/ES aguarda decisão judicial referente à expropriação de outra fazenda  (240 ha) e à indenização de famílias herdeiras da própria comunidade.

http://www.incra.gov.br/index.php/noticias-sala-de-imprensa/noticias/11792-incra-obtem-posse-da-primeira-fazenda-para-a-criacao-de-territorio-quilombola-no-espirito-santo

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.