Professores indígenas Tembé concluem magistério indígena

A primeira turma de professores indígenas receberá o certificado de conclusão do Ensino Médio na próxima sexta-feira (10), na aldeia sede do povo Tembé, em Capitão Poço. Os Tembé serão os primeiros a concluir o Curso Normal em Nível Médio – Formação de Professores Índios do Pará ofertado pela Escola Itinerante da Rede Pública Estadual de Ensino. A cerimônia será aberta às 11h e reunirá os 14 professores indígenas concluintes do curso, professores-tutores e convidados.

Os formandos são indígenas residentes nas aldeias sede, São Pedro, Iarape, Frasqueira, Tawari e Ituwaçu. O objetivo do magistério indígena é formar professores para que atuem nas quatro primeiras séries do ensino fundamental ministradas em escolas localizadas nas terras indígenas do Alto Rio Guamá, Alto Turiaçu e Turé Mariquita, beneficiando mais de 500 estudantes indígenas.

Outras seis turmas com 326 indígenas de 45 povos encontram-se em formação nos seguintes polos: Altamira, Capitão Poço, Marabá, Oriximiná, São Félix do Xingu e Santarém. O curso é dividido em quatro séries. Além das disciplinas pedagógicas do magistério tradicional, os professores indígenas também estudam História da Educação Indígena, Antropologia, Linguística Aplicada e Língua Indígena.

http://www.agenciapara.com.br/pauta.asp?id_pauta=3526

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.