Ibama emite licença para ‘linhão’ do Madeira

Por: Rafael Bitencourt, Valor Econômico

O Instituto Nacional do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) informou nesta quarta-feira que emitiu a licença de instalação (LI) para a última fase do projeto de interligação das hidrelétricas Santo Antônio e Jirau, em construção no rio Madeira (RO), ao sistema nacional de transmissão de energia elétrica. O projeto, conhecido por Linhão do Madeira, é considerado estratégico, pois permitirá o compartilhamento da energia gerada nas duas usinas com as demais regiões do país.

O trecho da rede de transmissão autorizada possui 2.420 quilômetros de extensão, entre Porto Velho (RO) e Araraquara (SP). O empreendimento irá cortar 85 municípios e cinco Estados (Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e São Paulo).

O Ibama informou que, durante o processo de licenciamento, foram adotadas medidas para minimizar o impacto ambiental na implementação do linhão. Entre elas, a redução em 14,3% da área de floresta a ser suprimida, resultado no corte de 531 hectares.

Além do empreendimento autorizado nesta semana, há outra extensão de linha de transmissão, com 2.380 quilômetros, que será utilizada para escoar a energia produzida pelas duas megausinas. Segundo o instituto, o projeto ainda será complementado pela rede de 606 quilômetros entre as cidades de Cuiabá, Ribeirãozinho e Rio Verde.

O Ibama informou que o investimento total para a construção de todas as linhas e subestações está estimado em R$ 7,2 bilhões.

Ibama emite licença para ‘linhão’ do Madeira

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.