Carta da ABREA para a ABEMA

A ABREA, Associação Brasileira dos Expostos ao Amianto, enviou à ABEMA, Associação Brasileira de Entidades Estaduais do Meio Ambiente, ofício onde manifesta sua perplexidade e inconformidade com o patrocínio de entidades ligadas à defesa da produção e comercialização do amianto em nosso país a um evento de caráter nacional (II Encontro Brasileiro de Secretários do Meio Ambiente), realizado entre 25 e 27 de janeiro de 2012.

Basta acessar o site do evento, porém, para se perceber que, o Instituto Brasileiro do Crisotila e a SAMA – Minerações Associadas estão ao lado de outras empresas diretamente envolvidas a atividades industriais altamente impactantes, como a Braskem (que produz resinas termoplásticas, como o polietileno, o polipropileno e o PVC), a Abiclor (que representa os interesses das principais produtoras de cloro-soda instaladas no País), além da Petrobrás e da Eletrobrás, que dispensam apresentação a quem conhece minimamente a área ambiental.

Seria bastante salutar que fossem sempre transparentes as tratativas envolvendo esse patrocínio. Quanto forneceu a empresa X e a que título? Eventualmente, podemos estar diante do cumprimento de termos de ajustamento de conduta e, nesse caso, esta situação deveria figurar expressamente na divulgação do evento, já que cumprimento de uma cláusula em TAC não é patrocínio.

Enfim, os questionamentos que se colocam, em se tratando de um evento que reune Secretários de Estado, são tantos, que a pergunta que se faz é se realmente seria necessário sair em busca de patrocínio. Afinal, hoje em dia qualquer universidade cederia gratuitamente seu auditório para a realização de evento dessa magnitude. E financiar uma ou duas passagens aéreas para que seu secretário de meio ambiente esteja presente a um evento importante não é algo que vá levar algum estado federado à bancarrota. Outras despesas, como publicação de anais do evento e contratação de atendentes, podem ser tranquilamente financiadas pelo estado anfitrião ou pelas taxas de inscrição de congressistas, quando for o caso.

http://guilhermepurvin.blogspot.com/

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.