Caça aos cientistas dignos: Indústria do amianto tenta intimidar Hermano Castro de Albuquerque

Um dos mais renomados pesquisadores da Fiocruz, Hermano Castro de Albuquerque, recebeu ontem em sua casa a gentil visita de um oficial de justiça. Motivo? Notificá-lo judicialmente para dar explicações ao Instituto Brasileiro do Crisotila (IBC) , da indústria do amianto, sobre suas publicações científicas e pesquisas na área médica que demonstram os riscos que o produto representa para a saúde pública e os casos de mesotelioma já diagnosticados no Brasil.

A interpelação, que pode ser lida ao lado, tem forma que poderia ser considerada no mínimo “inadequada”, considerando o renome e o indiscutível respeito que Hermano Castro merece por parte da comunidade científica e de todas as pessoas que conhecem o seu trabalho.

Ao que tudo indica, os acontecimentos da Europa e, em particular, a possível repercussão negativa entre nós do veredito de Turim, no dia 13 próximo, estão deixando a indústria do amianto agressivamente preocupada.

Toda a nossa solidariedade a Hermano Castro de Albuquerque! E, de preferência, vale também escrever uma pequena mensagem para o IBC, pelo menos repudiando o ataque. Para facilitar, o e-mail é [email protected].

Tania Pacheco.

Comments (2)

  1. Todo meu apoio e solidariedade a Hermano Castro , grande estudioso dos maleficios provocados a saude pelo amianto !
    Amianto Não, Amianto Mata!

    Fabio Bahiense
    Eng Civil Ambiental

  2. Ué se o cara é renomando, conhece da matéria irá apresentar sem problemas aquelas indagações…Agora se estive falando sem cunho cientifico, ai não sei….

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.