Aldeia indígena de Caarapó ganha nova escola

A população indígena guarani-kaiowá da reserva Te’yikue de Caarapó está recebendo um grande benefício na área de educação. Trata-se de uma escola de educação infantil e ensino fundamental, que está sendo construída na região denominada Missões. O empreendimento, que se encontra em estágio avançado de construção, deverá estar concluído no início do segundo semestre deste ano.

O secretário municipal de Educação e Esportes de Caarapó, Apolinário Candado, explicou que a nova unidade escolar terá seis salas de aula, com capacidade para atender 360 crianças da pré-escola ao segundo ano do ensino fundamental. “É uma obra importante, em execução com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, o FNDE, órgão do Ministério da Educação, e verba própria do município, aplicada a título de contrapartida”, explicou.

Candado acrescentou que os recursos federais foram viabilizados pelo deputado federal Antônio Carlos Biffi (PT), a partir de reivindicação da comunidade indígena, e a pedido do prefeito Mateus Palma de Farias (PR), por indicação dos dirigentes da educação municipal.

O núcleo indígena que compreende a aldeia Te’yikue de Caarapó possui mais de cinco mil índios, com mais de 1,4 mil em uma escola polo – a Ñandejara, que integra três extensões: Loide Bonfim, Bocajá e Saverá, dirigidas pelo município -, além de uma unidade de ensino médio – a Ivy Poty, de responsabilidade do governo do Estado.

Recentemente, o prefeito Mateus Palma de Farias vistoriou as obras da nova escola indígena, em companhia do secretário Apolinário Candado. Na oportunidade, o prefeito destacou o apoio recebido dos parlamentares federais e estaduais na execução de obras no município. “A atuação dos parlamentares das bancadas federal e estadual tem sido fundamental para a realização dos empreendimentos em andamento em Caarapó”, observou. Em relação ao deputado Biffi, o prefeito de Caarapó disse que o parlamentar é um dos principais parceiros da administração municipal quando o assunto é educação, citando o caso do centro de educação infantil Frei Mateus, construído com recursos do FNDE a partir da intervenção do deputado Biffi, e que será ativado nos próximos dias.

“Vamos continuar contando com esse apoio, pois a participação dos nossos deputados federais e estaduais, além dos nossos senadores, é indispensável para as ações de desenvolvimento de Caarapó”, concluiu.

http://www.fatimanews.com.br/noticias/aldeia-indigena-de-caarapo-ganha-nova-escola_129635/

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.