Povo Tupinambá da região de Olivença sob ameaça! Vamos divulgar e ajudar da forma que nos for possível! Demarcação URGENTE!

Esta manhã publicamos notícia de que, às 4 da madrugada, integrantes da Polícia Federal haviam acordado as famílias Tupinambá da retomada do Cacique Valdenilson, na região do Acuípe de Baixo, em Olivença, numa ação de reintegração de posse. A informação enviada por Glicéria Tupinambá, da Aldeia de Serra do Padeiro, acrescentava que todas as liminares que impediam a reintegração de posse na área haviam sido suspensas, e que a Polícia Federal solicitara inclusive reforços para garantir o cumprimento da medida, expulsando os índios das demais aldeias.

Agora, acabamos de receber, através de Henyo Barretto, mensagem de Erlon Costa, enviada às 18:55h, que transcrevo abaixo:

“Pessoal por aqui as coisas estão novamente se agravando. Hoje a Polícia Federal cumpriu mais um mandato de reintegração de posse na região do Litoral. O alvo desta vez foi a Aldeia Tucumã do Acuípe de Baixo. A estratégia é destruir todas as Aldeias do Litoral, iniciando pela região do Acuípe, onde os parentes estão alojados na escola, passando pela Aldeia Itapoã e pela Taba Jairy. Para os que já tiveram o prazer de conhecer, são as Aldeias dos Caciques Val, Valdelice e Nery, respectivamente.

A disputa está sendo feita no judiciário. Hoje conseguimos uma liminar derrubando a reintegração, mas não deu tempo de salvar a aldeia Tucumã, pois quando saiu a liminar a Polícia Federal já havia destruído toda a Aldeia, junto com um grupo de estrangeiros que comprou terras na área demarcada.

Aqueles que puderem ajudar, da melhor forma que cada um puder fazer, já vai ser uma força. Seja divulgando a situação, seja levando o caso para as instâncias federais, pois a região do Acuípe registra altos índices de homicídios por conta da disputa por terra, e a informação é que tem pistoleiro na região”.

Não podemos podemos ficar parad@s! Vamos acionar, cada um/a a seu modo, os meios que pudermos para denunciar e, se possível, levar a chamada Justiça a agir!

Tania Pacheco

Comments (3)

  1. os índios sempre foram o lado mais fraco do Brasil, bem mais que a luta agraria, que também já derramou muito sangue no interior do brasil na luta para ter a posse de um chão. e os indigenas precisam ter apoio da sociedade civil, principalmente informando o conteudo da luta, porque muito do descaso da opinião pública é por não saber do que se trata, vendo na tv só o fornecedo pelos grandes veiculos de telejornal.

  2. A questão indígena no Brasil perdeu irremediavelmente homens de visão humanista como Darcy Ribeiro e irmãos Villas-Boas, quem poderá estar à frente desta luta insana contra a ignorância e a ganância proverbial?

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.