Força Nacional do SUS chega ao Acre

Equipes chegaram neste sábado e se preparam para entrar nas áreas indígenas onde é investigado um surto de doença diarréica.

As duas equipes da Força Nacional de Saúde do Sistema Único de Saúde (FNS/SUS) chegaram, no final da tarde de sábado (28), aos locais onde se integrarão ao grupo que investiga um surto de Doença Diarreica Aguda (DDA), em crianças indígenas menores de dois anos, no Acre. Elas vão prestar apoio assistencial e logístico à Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) e aos Distritos Sanitários Especiais de Saúde Indigena (DSEIs) Alto Rio Purus (município de Santa Rosa do Purus  – AC) e Médio Solimões e Afluentes (município de Eirunepé – AM), nas aldeias indígenas destas regiões.

No total, 23 profissionais de saúde partiram de Brasília com a missão de contribuir na busca ativa dos casos, atendimento nas aldeias, remoção dos casos graves e apoio aos órgãos de saúde dos municípios, quando necessário.  Um grupo foi transportado em avião cedido pelo Ministério da Defesa/Força Área Brasileira (FAB) e outro pelo Departamento da Polícia Federal.

O secretário da Sesai, Antônio Alves de Souza, recebeu as equipes da Força Nacional de Saúde em Rio Branco (AC). Ele havia retornado de Cruzeiro do Sul (AC), onde visitou o DSEI Alto Rio Juruá para verificar a situação de atendimento às comunidades indígenas daquele distrito e as condições de funcionamento da Casa de Saúde Indígena (CASAI) Mâncio Lima e dos Polos Base de Cruzeiro de Sul, Tarauacá (AC) e Feijó (AC). Ali, esteve reunido com representantes dos Conselhos Distrital e Locais de Saúde Indígena, bem como lideranças indígenas dessas regiões e os profissionais de saúde. Já, na manhã de sábado, acompanhou a equipe até Eirunepé.

“O deslocamento de equipes da Força Nacional de Saúde, que darão apoio aos profissionais da Sesai e dos seus DSEIs, tem o objetivo de dar a atenção necessária a essa população e enfrentar as ocorrências na região”, afirmou Antônio Alves de Souza.

Entre Brasília e Rio Branco (AC), o grupo partiu em avião cedido pelo Departamento da Polícia Federal, após passarem a noite na capital do Acre. Na bagagem, levaram duas tendas infláveis, que servirão para o apoio à hidratação, com capacidade de até 20 leitos cada. Além disso, contam com equipamentos para suporte básico e avançado para atendimento em área, como medicamentos, instrumentos para acesso venoso e respiratório, respiradores e um kit desastres. Cada kit é composto por antibióticos, antiinflamatórios, antiparasitários, analgésicos, antitérmicos, anti-hipertensivos, ataduras, esparadrapos, luvas, máscaras, cateteres e seringas, entre outros medicamentos e insumos. O material é suficiente para atendimento de 500 pessoas.

Do total, para Santa Rosa do Purus (AC), viajaram oito profissionais de saúde, sendo 3 médicos, 3 enfermeiros e dois técnicos de enfermagem . Eles se juntarão às equipes que já estão em área da Sesai/Distrito Sanitário Especial de Saúde Indígena Alto Rio Purus (Dsei ARP) do Ministério da Saúde, Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) e Secretaria Municipal de saúde de Santa Rosa do Purus (SMS).
O foco para o atendimento são as sete aldeias que apresentaram óbitos de crianças por DDA até o momento: Novo Repouso, Nova Família, Morada Nova, Nova Fronteira, Novo Marinho, Nova Moema e Canamary.Para Eirunepé (AM) seguiu uma equipe de 13 profissionais de saúde: 3 médicos, 5 enfermeiros e 5 técnicos de enfermagem, ou seja, para os dois municípios, no total, 23 profissionais integram a missão. O secretário especial de Saúde Indígena, Antônio Alves, que está no Acre, também integrará a missão que viaja para Eirunepé (AM).

CASOS SANTA ROSA DO PURUS

Até o momento, encontram-se internadas no Hospital da Criança, em Rio Branco, três crianças indígenas de aldeias da região de Santa Rosa do Purus (AC), sendo que uma delas permanece internada na UTI pediátrica em estado grave desde a semana passada e as outras duas estão na enfermaria em recuperação.

Além das equipes de atendimento, outra equipe de investigação epidemiológica integrada por técnicos da Secretaria de Vigilância em Saúde do MS (SVS), Sesai, DSEI ARP e Sesacre está em Santa Rosa do Purus para identificar o agente causador do possível surto, se há vínculo entre os óbitos e quais os fatores de risco. Dados preliminares apontam a ocorrência de 263 casos de DDA entre 23 de outubro do ano passado e 24 de janeiro, sendo 70 neste ano. Foram registrados também nove óbitos de dezembro de 2011 a 24 janeiro de 2012.

http://www.oriobranco.net/component/content/article/29-destaques/22497-forca-nacional-do-sus-chega-ao-acre.html

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.