Táta Ricardo ganha direito de usar título do candomblé no nome

Táta Ricardo é líder do terreiro Lemba, na estrada da Cascalheira, em Camaçari

João Leite

O líder espiritual do terreiro Lemba, em Camaçari, Ricardo Tavares, ganhou o direito na Justiça de incorporar o ‘Táta’ ao seu nome de batismo. Táta é uma palavra de origem Bantu (Kibundo) e quer dizer pai, líder masculino, homem que lidera, além de ser a abreviatura de Tata Kwa Nkisse, cargo religioso que ocupa.

A ação de Retificação de Registro Público, impetrada no ano passado, foi reconhecida pelo juiz César Augusto Borges de Andrade, do Fórum de Camaçari. Esse é o 1º pedido de incorporação de título do candomblé ao nome reconhecido na Bahia, e o 2º no país. Táta Ricardo, como  é conhecido, agora entra com pedido de alteração de seus documentos de identidade, que passam a constar Táta Ricardo Pereira Tavares.

Iniciado aos sete anos no Terreiro Inbanzangolá (Salvador), pela Mamêto de Nkisse Apolônia Gomes, Táta é reconhecido como um dos mais importantes pais de santo do país. Pertencente a nação Angola cultura Banto, Táta tem forte atuação no trabalho de preservação das nossas raízes africanas  e na luta contra a intolerância religiosa.

Bacharel em Teologia, Tata Ricardo também é mestre em História da Cultura da África. Graças a sua atuação, Camaçari foi o 1º município da Bahia a instalar uma escola pública numa área  de terreiro de candomblé. A Escola Municipal Zumbi dos Palmares, instalada ao lado do terreiro, na estrada da Cascalheira, atende cerca de 100 alunos da educação infantil até a 1ª série do ensino fundamental.

http://www.camacariagora.com.br/dn.php?cod_noticia=5139

Comments (3)

  1. Mokuyu meu pai.Uma pessoa como o senhor que levanta a nossa bandeira, que envolve tudo que diz respeito a cultura de matrizes africanas, é mais do que justo e bem merecido incorporar Tata ao seu nome original. Aweto!

  2. Parabéns! Essa vitoria não é só sua e sim de todas as pessoas de Candomble ,pois esse é o tempo da reparação .
    E é claro vc merece pois é um guerreiro dos Nkisses .

  3. Que maravilha poder notar o quanto esse forte, inteligente luta para combater o racismo e a intolerância religiosa. Essa vitória mostra o quanto Táta Ricardo é importante para as questões sociais dessa cidade, pq Táta Ricardo leva o nome de Camaçari para o mundo, 1º líder religioso a incluir o título religioso como 1º nome. Táta Ricardo o senhor nos deixa sem palavras de tanto orgulho que sentimos. Axe! Que Deus lhe mantenha sempre forte para continuar na luta e festejar as vitórias pq derrotas o senhor não terá jamais pq és um homem forte e Deus e o Nkisse está do seu lado.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.