Pinheirinho: Justiça nega pedido do governo e confirma reintegração de posse

Foto: UOL

Os moradores da área invadida do Pinheirinho, em São José dos Campos, foram notificados nesta quarta-feira (11) que terão que deixar o local. Essa é a determinação da Justiça, que não aceitou o pedido do Governo Federal e manteve a reintegração de posse. A notícia deixou os moradores nervosos e os comerciantes de bairros vizinhos inseguros.

Os moradores estavam armados com pedaços de pau e ferramentas. Pouco antes das 15h, um oficial de justiça foi ao local acompanhado por policiais da Tropa de Choque. Vestindo um colete à prova de balas, ele leu a ordem de despejo da juíza Marcia Faria Mathey Loureiro, da sexta vara cívil de São José dos Campos. O documento dizia que os moradores deveriam desocupar a área imediatamente.

Durante toda a tarde o portão que dá acesso à area invadida ficou trancado. Integrantes do Movimento Sem-Teto controlavam a entrada e saída de moradores. E muita gente saiu com móveis e crianças.

Mulheres deixaram o local levando os filhos. Carros e caminhonetes carregaram para fora do Pinheirinho máquinas caça-níqueis e botijões de gás. No fim da tarde, os moradores preparavam barricadas nas ruas do Pinheirinho. Segundo um dos líderes do movimento, os moradores vão resistir à ordem de desocupação. “Nós vamos resistir até o final, não é possível que a juíza faça um negócio desse. Mesmo porque ela não oferece nenhuma casa, nenhum programa social, não oferece bolsa aluguel, não oferece nada”, afirma o líder Valdir Martins.

O medo se espalhou por bairro vizinhos. No Residencial União, muitos comerciantes fecharam as portas.

Na parte da manhã, representantes do Governo Federal estiveram no local. O secretário de desenvolvimento social, João Francisco Sawaya, se reuniu com a juíza e com o comando da PM. “A prefeitura quer dar o acolhimento humano e social a essas pessoas é só nesse sentido, nós somos apenas convidados da reunião, não é uma reunião da prefeitura”.

Um representante do Governo Federal, assessor da secretaria da presidência, Wlamir Martinez, esteve na cidade e visitou a área invadida e também se reuniu com a juíza. O Governo tenta evitar a reintegração de posse. “A nossa tentativa era de impedir a desocupação forçada da área. Nós sentimos muita resistência da juíza, sentimos resistência também, participaram da reunião participantes da prefeitura, também sentimos resistência deles”.

http://www.vnews.com.br/noticia.php?id=111912

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.