Comunidade indígena de Dourados se mobiliza por vaga de vereador

União dos indígenas fortalece a política douradense - Foto: Silva Junior

Dezenas de moradores das aldeias Jaguapiru e Bororó participaram da escolha no último dia 20 na Escola Municipal Tengatuí Marangatu

Silva Junior

Por meio de votos, centenas de indígenas da etnia terena, guarani e caiuás, participaram de um movimento político na Escola Tengatuí Marangatu, objetivando a escolha de nomes para concorrer como pré-candidatos ao cargo de vereador nas eleições do dia 7 de outubro, em Dourados.

A movimentação durante todo o dia foi intensa, as eleições prévias aconteceram durante o dia, das 8h às 18h, e teve uma equipe formada na própria comunidade para a condução dos trabalhos, contando com aparato de policiais da Força Nacional.

Podiam participar do pleito, índios a partir de 16 anos de idade, desde que residentes na própria aldeia. Os moradores podiam escolher entre os nomes de Naor Ramos Machado, Wilson Matos, Fernando Souza, Elizabeth Reginaldo de Souza, Ramão Almirão da Silva, Vilmar Martins Machado, Eder de Souza Vitor e os professores Elias Moreira, Aguilera Souza e Laucidio Ribeiro Flores.

Dezenas de moradores das aldeias Jaguapiru e Bororó participaram do plebiscito realizado na Escola Municipal Tengatuí Marangatu, no último dia 20.

Após o fechamento das urnas houve a contagem dos votos e o resultado apresentado dos quatro primeiros colocados foi: em primeiro, Professor Aguilera com 290; em segundo, Vilmar Machado com 190; terceiro Laucídio Flores com 169; quarto, Fernando Souza com 145 votos.

A iniciativa agradou a maioria, pois pela primeira vez a comunidade está unida na busca efetiva por espaço na Câmara de Vereadores do segundo município sul-mato-grossense e no entendimento das lideranças nunca é tarde para ousar.

Mais de 12 mil pessoas habitam a Reserva Indígena de Dourados, sendo que mais de 4.5 mil são aptos a votar.  O feito foi elogiado pelo sindicalista Geraldo Sales, presidente do Diretório Municipal do PSDC de Dourados.

Comunidade indígena de Dourados se mobiliza por vaga de vereador

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.