Luta de pescadores e Povo Pataxó contra especulação imobiliária continua, em Trancoso

Crianças Pataxó brincando no manguezal

No dia 27 de dezembro publicamos um pedido de ajuda da Associação dos Pescadores de Trancoso, que, assim como os Pataxó, tiveram seu acesso ao mar – conhecido inclusive como Caminho dos Pescadores – cercado por um especulador imobiliário, que pretende construir um hotel de luxo no local. O acesso, que começa na Estrada do Rio Verde e desemboca na Praia dos Coqueiros, onde ficam ancorados os barcos, passa por uma área de mangue chamada de Porto Livre, que também está sendo privatizada.  

Início da retirada do arame farpado

A cerca já foi destruída diversas vezes pelos pescadores e índios, à noite ou durante a madrugada, para ser  reconstruída no dia seguinte pelos empregados do especulador, sempre acompanhados de “seguranças”. No dia 27 de dezembro, houve uma audiência pública em Arraial d’Ajuda, para discutir a questão, mas tudo continua como antes, com intimidações e ameaças de violência. Os pescadores e os Pataxó de Trancoso continuam precisando de ajuda!

Reunião da comunidade: pescadores e alguns Pataxó

As fotos aqui publicada foram enviadas ontem. Abaixo, o link para a Carta da Associação, enviada no final de dezembro.

Pescadores pedem ajuda urgente para audiência hoje, às 14h: “Racismo ambiental ataca em Trancoso, litoral sul da Bahia”

Comments (1)

  1. Nós moradores de Trancoso estamos precisando urgentemente de providências dos orgãos competentes pois para nós moradores
    de Trancoso está sendo muito difício conviver com estas humi-
    lhações e ameaças de capamgas o tempo tôdo. Contamos com o apôiu dos orgãos competentes. Aguardamos uma resposta positiva.
    Desde já agradecemos esta oportunidade em poder contar,e esperar em quem possa nós ajudar.Mrinalva.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.