Comissão Pastoral da Terra denuncia ameaça a líder quilombola do Maranhão

Um líder quilombola de Pirapemas, interior do Maranhão, foi perseguido e ameaçado de morte por dois homens em uma moto na noite de terça-feira (3), informou a Comissão Pastoral da Terra (CPT).

A perseguição ocorreu, segundo a CPT, justamente após João Batista e mais outros quatro quilombolas terem prestado depoimento na delegacia local sobre as ameaças que os povoados vêm sofrendo.

As comunidades quilombolas ficam no território Aldeia Velha, na zona rural de Pirapemas (a 196 quilômetros de São Luís).

O local já possui um histórico de conflitos com fazendeiros locais. Em dezembro, a CPT denunciou ter encontrado um recipiente com veneno dentro do poço de água que abastece os moradores e afirmou que os fazendeiros tentavam envenenar os moradores quilombolas.

A população remanescente dos quilombos da Aldeia Velha tenta obter na Justiça a posse do território, por isso desde o ano passado os conflitos se acirraram na região.

Um ofício já foi enviado à ouvidoria agrária nacional relatando a ameaça de morte e pedindo providências para a violência em Pirapemas.

Relatório preliminar da CPT sobre os conflitos agrários em 2011 diz que um líder quilombola maranhense foi morto em outubro do ano passado em Serrano do Maranhão (a 480 quilômetros da capital).

http://www.jornalpequeno.com.br/2012/1/5/comissao-pastoral-da-terra-denuncia-ameaca-a-lider-quilombola-do-maranhao-182672.htm

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.