Projeto Passeio no Parque inicia com sucesso na Serra da Barriga

Grupo de Capoeira se apresenta durante o Passeio no Parque

A Serra da Barriga, localizada no município de União dos Palmares, em Alagoas, sediou, no último domingo (18), o Projeto Passeio no Parque, que pretende a cada mês resgatar e aproximar a cultura quilombola aos visitantes do Parque Memorial Quilombo dos Palmares.

O projeto foi elaborado pela representação da Fundação Cultural Palmares em Alagoas, junto a Associação dos Grupos Culturais de União (Agrucenup) e o Grupo Espírita Santa Barbara (Guesb); contou com o apoio de empresários e da comunidade palmarina, que também pretigiou o evento.

Segundo a ialorixá Mãe Neide Oyá D’Oxum, esse projeto é o começo de uma luta pela valorização da cultura afro, já que a Serra da Barriga foi palco de uma das maiores lutas pela liberdade. Mãe Neide, que também é responsável pelo funcionamento do restaurante do Parque, por meio do Guesb, lembra que a iniciativa tende a crescer. “A mulher que está à frente de tudo isso precisa de nossa ajuda, estamos juntos”, disse, referindo a Genisete Sarmento, representante da Fundação Palmares em Alagoas.

Apresentações – Quem esteve no último domingo na Serra da Barriga, pode prestigiar as apresentações do Grupo de Capoeira Candeias, do Grupo de Percussão do Projeto Inaê, do Coco de Roda da Mestra Nena e da Banda Afro Revolução. O Restaurante Kúuku-Wàana (Banquete Familiar) também funcionou com um cardápio afro-indígena.

Visibilidade – Com o intuito de proporcionar uma maior aproximação dos palmarinos e visitantes da história e cultura negra, Genisete de Lucena Sarmento disse estar confiante de que o projeto Passeio no Parque cresça e com isso a Serra da Barriga e a história do Quilombo dos Palmares não fique restrita ao mês de novembro, tendo visibilidade durante todo o ano.

“Acredito que a união da FCP/AL, Agrucenup e Guesb, frente a esse projeto vai dar certo, vamos insistir”, concluiu.

http://www.palmares.gov.br/?p=16870

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.