28º RBA: “Grandes empreendimentos”, administração pública e populações: encontros e desencontros

28º Reunião Brasileira de Antropologia

2 a 5 de julho de 2012, PUC-SP

GT 43.“Grandes empreendimentos”, administração pública e populações: encontros e desencontros

Coordenadores:

Marcos Otavio Bezerra (UFF) e Deborah Bronz (UFRJ)

Debatedores:

Henyo T. Barreto Fº (IEB) e Antonio Carlos de Souza Lima (UFRJ) – Debatedor.

Cresce no Brasil o número de grandes “empreendimentos” executados por empresas nacionais e transnacionais consorciadas e apoiadas pelo Estado em setores como siderurgia, eletricidade, petróleo e mineração. Os efeitos sociais desencadeados pela construção destes “empreendimentos” em populações específicas têm sido analisados especialmente por antropólogos.

Propomos nesse GT ampliar a reflexão sobre este fenômeno através do foco em outras dimensões em jogo na relação entre empresas, poder público e populações.

Para tanto, gostaríamos de confrontar e discutir resultados de pesquisas elaboradas a partir de situações empíricas bem delimitadas que contribuam para o conhecimento e as indagações em torno de três eixos de discussão:

1) as formas de classificação, lógicas de atuação e de gestão dos “empreendedores” (como a implícita na noção de “responsabilidade social”); 2) a relação do “empreendimento” com o poder público em termos de seu significado para a conformação das ações de governo sobre o território e a população;
3) o significado do “empreendimento” para populações, em particular, aquelas que encontram dificuldades para se enquadrar em categorias estatais de reconhecimento de direitos (como moradores de periferias urbanas e “trabalhadores migrantes”).

Considerando-se o diferencial de poder dos agentes envolvidos na produção destes estudos, estimula-se que os trabalhos incluam uma reflexão sobre as estratégias metodológicas de produção e apresentação dos resultados.

Gratos,

Marcos Otávio Bezerra ([email protected])

Deborah Bronz ([email protected])

O prazo final para inscrição nos GTs é 26/01/2012. Maiores informações no site da ABA (www.abant.org.br).

Enviada por Henio Barreto para a lista superiorindigena.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.