Violência na Comunidade Quilombola de Córrego Santa Cruz – MG

Relato de Vandeli, liderança quilombola, sobre a situação no quilombo de Córrego santa Cruz, no município de Ouro Verde de Minas, nordeste do Estado de MG

Prezados senhores e senhoras,

A nossa comunidade Quilombola Santa Cruz presenciou e vivenciou um lamentável ato de covardia de um proprietário fazendeiro que derrubou a casa e expulsou legitima proprietária de uma das mais nobres terras do Quilombo Santa Cruz. Um dos Quilombolas mais velhos da comunidade morreu há alguns anos deixando a viúva e filhos; desde então, o fazendeiro vizinho utilizou todas as estratégicas possíveis para tomar as terras. Foram vários anos que a viúva e filhos resistiram. O fazendeiro emprestava favor e cobrou em terra. Primeiro, tomou uma pequena parte, mas como os filhos dividiram suas partes logo ele retirou uma parte na qual os herdeiros ficaram refém. Foram várias situações constrangedoras gravíssimas. Na última, o atual esposo da viúva, a viúva e filho que hoje adquiriu por essa razão um gravíssimo problema psicológico, depois de várias ameaças e pressões psicológicas, o esposo da viúva teve uma luta corporal com o fazendeiro, perdeu alguns dentes da boca, uma mordida na orelha e o último pedacinho de terra onde moravam até anteontem, 12 de dezembro de 2011. No dia 13 de dezembro de 2011, a empresa Copanor, que está abrindo uma rede para distribuição de água e destruindo as estradas na comunidade, por motivos das chuvas no Quilombo, solicitado pelo fazendeiro derrubou as casas desta família e aterrou os buracos abertos na estrada da comunidade Quilombola de Santa Cruz.

Hoje, neste dia 14 de dezembro de 2011, pastam nesta terra os bois e vacas deste fazendeiro.

Essa é uma pequena história dentro de outras várias grandes situações que aqui não contei. As histórias dos filhos que também tiveram que abandonar suas casas e as suas heranças.

Externo aqui a minha dor, me sinto sozinho e cautelosamente não tem muito que fazer no momento, pois já fui ameaçado por este fazendeiro.

Atenciosamente,
Vandeli Paulo – Comunidade Quilombola Córrego de Santa Cruz
Ouro Verde de Minas

Fonte: Vandeli Paulo

http://www.cedefes.org.br/?p=afro_detalhe&id_afro=7610

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.