Maioria dos paraenses é contra divisão do Estado, diz Datafolha

Pesquisa realizada pelo instituto mostra que 65% dos eleitores do Estado se opõem a Carajás e 64%, a Tapajós

Wilson Lima, enviado especial a Santarém

Caso as pesquisas se confirmem, o Pará deve continuar com o mesmo território. Levantamento do instituto Datafolha, divulgada nesta sexta, mostra que 65% dos eleitores paraenses são contra a criação de Carajás e 64% são contra a criação de Tapajós. O plebiscito acontece amanhã, domingo, apenas no Estado do Pará, das 8h às 17h, horário local (atrasado uma hora em relação ao horário de Brasília).

Os números são menores do que os auferidos por enquete do iG – o que é um indício de que a rejeição aos novos Estados é maior fora do que dentro do Pará. De 17882 votos, 14241 (79,6%) se opuseram à separação do Estado. Apenas 3641 (20,4%) foram favoráveis à criação dos Estados de Tapajós e Carajás. Embora a amostragem não tenha valor científico, ela revela o sentimento espalhado pelo País de que uma mudança no mapa do Brasil traria mais prejuízo do que benefícios.

Os três possíveis Estados:

Carajás: Estado pode ser um dos mais ricos e violentos do Brasil

Tapajós: Estado será maior que Minas e Bahia, mas mais pobre que o Piauí

Novo Pará: Se for criado, Estado será tão alfabetizado quanto São Paulo

Segundo o Datafolha, a rejeição à ideia de dividir o Estado subiu levemente, dentro da margem de erro, em comparação com a última pesquisa, de 24 de novembro. No final do mês passado, 62% dos entrevistados discordavam da criação do Carajás. Ao todo, 61% se opunham a Tapajós.

O apoio à criação dos novos Estados, segundo o instituto, continua o mesmo do último levantamento. Ao todo, 31% dizem que vão votar a favor de Carajás e 32%, pela emancipação de Tapajós.

Os argumentos:

Os dois lados: Conheça os argumentos de quem é a favor e contra a divisão do Pará

Na TV: Veja vídeos da campanha eleitoral no Pará

O levantamento foi feito a pedido do jornal Folha de S.Paulo (dono do instituto Datafolha) e das TVs Liberal e Tapajós, ambas afiliadas da Rede Globo no Estado. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais.

Ao todo, segundo o instituto, 1.213 pessoas, distribuídas em 53 municípios do Estado, foram ouvidas nos dias 6, 7 e 8 deste mês. No TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a pesquisa foi registrada sob o número 52.641/2011.

http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/pa/maioria-dos-paraenses-e-contra-divisao-do-estado-diz-datafolha/n1597403979455.html

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.