Presidenta Dilma suspende assinatura de projeto polêmico para o Apodi

No ultimo sábado. as representações dos movimentos rurais do Rio Grande do Norte que defendem a agricultura familiar se reuniram na CUT/Natal com o Sr.  Cândido Hilário Garcia Araújo, da Secretaria Geral da Presidência da República, quando foi assegurado que a Presidenta Dilma não assinará a ordem de serviço para implantação de projeto de irrigação na Chapada do Apodi na agenda de hoje, em Natal. Alternativamente foi agendado um encontro em Brasília, quando será mostrado outro projeto que garante mais empregos, mais renda, mais inclusão social, menos custo, defesa do meio ambiente e fortalecimento da agricultura familiar.

Se fez presente e trouxeram a solidariedade da causa que está sendo defendida todas as instituições articuladas através do Fórum do Campo Potiguar – FOCAMPO (como CUT, FETARN, FETRAF RN, MST, MLST, Marcha Mundial das Mulheres, assentamentos do Apodi e outras entidades), junto com apoio de Estudiosos Professores Universitários da UFRN.

A região do Apodi vem ao longo do tempo se organizando e a partir dessa organização existem dezenas de experiências de baixo custo que, somadas, vêm melhorando significativamente a vida de centenas de famílias. Portanto, a solução mais barata e de grande impacto positivo é fortalecer estas iniciativas e ampliá-las ao invés de destruir tudo e começar do zero.

Sem contar que a proposta que está sendo apresentada pelo DNOCS é embasada numa matriz tecnológica que não se viabiliza em nossa região, como pode ser comprovado por inúmeras experiências semelhantes que foram realizadas antes e estão paralisadas. Este formato de irrigação destrói os Agroecossistemas locais presente na Chapada do Apodi, expulsa as famílias camponesas residentes há dezenas de anos e ainda vai de encontro com o Projeto de Desenvolvimento Sustentável e Solidário, que tem como principal pilar a Agricultura Familiar Camponesa.

A atitude da nossa Presidenta Dilma Rousseff de não assinar a ordem de serviço do atual projeto e esperar pela apresentação do projeto alternativo reafirma o caráter democrático e popular do seu Governo e, sobretudo, a prioridade para projetos que promovem a inclusão social e atendem o seu objetivo central de erradicar a miséria no nosso país. Aliás, o nome do outro projeto é PADRE PEDRO NEEFS, o que já diz tudo.

De acordo com moradores mais antigos da cidade de Apodi e região, Padre Pedro foi um importante líder social na época da ditadura militar e através dele é que a atual Barragem de Santa Cruz foi localizada no lugar que hoje está, a qual este interviu para sua realocação, pois o primeiro projeto era mais caro e não atendia às condições estratégica de sua localização.

http://jocelinodantas.blogspot.com/2011/11/presidenta-dilma-suspende-assinatura-de_27.

Enviada por Rodrigo de Medeiros Silva.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.