Presidente do Incra reúne-se com trabalhadores rurais no Maranhão

celso_maranhao_800_600O presidente do Incra, Celso Lisboa de Lacerda, reuniu-se nesta terça-feira(29), com cerca de 300 trabalhadores rurais ligados ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e ao Movimento dos Quilombolas da Baixada Ocidental Maranhense (Moquibom). A reunião é fruto do acordo firmado durante acampamento dos quilombolas na sede da Superintendência, ocorrido em agosto/2011.

Com o auditório lotado, o presidente do Incra foi recepcionado com cantos, danças e palavras de ordens emitidas pelos trabalhadores rurais, em sua maioria quilombolas, que chegaram desde ontem na sede da Superintendência para discutir uma Pauta de Reivindicações, composta por 24 itens. Váris pontos já foram discutidas e encaminhados em reuniões dos quilombolas com três Diretores do Incra Nacional em outubro.

As reivindicações referentes à obtenção de terras estão: pedidos de vistorias de imóveis rurais para desapropriação; a desintrusão de ocupantes de áreas indígenas; e a criação de projetos de assentamento. Na área de desenvolvimento de assentamentos, as demandas maiores são por assistência técnica aos assentados; a descentralização de recursos para o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) e acesso ao crédito Instalação. Já na parte de ordenamento fundiário, a pauta fixou-se na questão de regularização de territórios quilombolas.

O presidente do Incra, Celso Lacerda, citou, entre outras questões, as medidas já adotadas pelo órgão para agilizar a demanda dos quilombolas “Contratamos 150 antropólogos, deslocamos antropólogos de outras Superintendências para elaboração de relatórios antropológicos no Maranhão e realizamos concurso público com previsão de nomeação de novos servidores para o início de 2012”, informou o presidente. Lacerda também salientou que o Maranhão é um estado prioritário para ação e que o órgão está buscando dar uma resposta mais ágil aos problemas das comunidades quilombolas.

Reafirmando compromissos

Já o superintendente do Incra no Maranhão, José Inácio Rodrigues, destacou a importância da visita do presidente ao estado e como isso vem reforçar e reafirmar os compromissos firmados com os movimentos sociais. “Isso nos dá segurança e garantia no atendimento dos acordos assumidos, além de reforçar os nossos trabalhos”, afirmou.

Durante a abertura da reunião, os representantes dos movimentos sociais em suas falas destacaram a questão da violência contra trabalhadores rurais, a necessidade de recursos financeiros para a concretização das ações do Incra e de um plano de desenvolvimento da reforma agrária para o Maranhão.

A reunião que teve início às 10:00h,  contou ainda com a presença do representante da Comissão Pastoral da Terra, Padre Inaldo Serejo,da coordenadora regional da Fundação Cultural Palmares, Ana Amélia Mafra, da coordenação do Moquibom, do MST e representante da Sociedade Maranhense de Direitos Humanos (SMDH), deverá transcorrer durante todo o dia de hoje (ontem), no auditório da Superintendência Regional da Autarquia, no bairro do Anil.

http://www.incra.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=16874:presidente-do-incra-reune-se-com-trabalhadores-rurais-no-maranhao&catid=289:destaques-randomicos&Itemid=303

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.