Indígenas: Frente é relançada com apresentação de pesquisa da Fundação Perseu Abramo

O deputado federal Padre Ton (PT-RO) é o novo coordenador da Frente Parlamentar em Defesa dos Povos Indígenas, relançada na Câmara na semana passada. “Os indígenas são uma minoria que não tem representatividade nesta Casa”, ressaltou Padre Ton sobre a importância da iniciativa. “Temos projetos importantes para serem encaminhados e essa Frente nos mobiliza”, disse a deputada Dalva Figueiredo (PT-AP). Uma das prioridades da Frente deve ser a votação do Estatuto Indígena.

Na reabertura da Frente, foi apresentada a pesquisa “”, realizada pela Fundação Perseu Abramo em parceria com a Fundação Rosa Luxemburgo. “Essa pesquisa nos oferece instrumentos mais claros para a luta dos povos indígenas”, ressaltou a Ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, que esteve no evento.

Para o presidente da Fundação Perseu Abramo, Nilmário Miranda, “a questão indígena precisa sair da invisibilidade”. O levantamento abrangeu um universo total de 2.006 entrevistas entre a população geral – realizadas em 150 municípios das cinco regiões – e 402 entrevistas com índios residentes em centros urbanos. Os resultados foram considerados bastante positivos pela Fundação Perseu Abramo e pelos parlamentares da frente

O resumo da pesquisa está disponível para download no site da Liderança do PT na Câmara (clique aqui). Mais informações no site da Fundação Perseu Abramo (www.fpabramo.org.br).

(Jamila Gontijo – Portal do PT)

http://www.pt.org.br/index.php?/noticias/view/indigenas_frente_e_relancada_com_apresentacaeo_de_pesquisa_da_fundacaeo_per

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.