TO – Escolas de Porto Nacional comemoram Dia da Consciência Negra

O evento está previsto para acontecer amanhã, sábado, 19, a partir das 17 horas na Praça São Domingos

A consciência negra é comemorada no dia 20 de novembro, a data foi estabelecida pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. Foi escolhida a data de 20 de novembro, pois foi neste dia, no ano de 1695, morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares. A criação da data foi importante, pois, serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional.

Para festejar a data o Centro Municipal de Educação Infantil Dr. Osvaldo Aires da Silva e a Escola Estadual Alfredo Nasser do setor Nova Pinheirópolis em Porto Nacional, 60 km de Palmas, vão realizar o fechamento do Projeto Direitos Humanos, com a temática – “Cultura Afro Brasileira”. O evento está previsto para acontecer no próximo sábado, dia 19, a partir das 17 horas na Praça São Domingos no setor Nova Pinheirópolis. Na ocasião haverá apresentação de capoeira mirim, penteados africanos, desfile afro, apresentações de danças pelos alunos da escola Alfredo Nasser, banda mirim de instrumentos musicais com os alunos do CMEI Dr. Osvaldo Aires, comidas típicas e apresentação do Grupo Tambores do Tocantins.
De acordo com a gestora do CMEI Dr. Osvaldo Aires da Silva, Ilma Pereira Rodrigues, “o Projeto Direitos Humanos vem sendo trabalhado desde o início do ano nas escolas, envolvendo alunos e comunidade e discutindo a questão do preconceito racial em sala de aula buscando conscientizar as crianças desde a infância”, comenta. Ela ressalta que o evento objetiva valorizar as raízes da cultura afro brasileira, a luta dos negros no Brasil bem como seu papel na formação da sociedade, resgatando suas contribuições nas áreas social, econômica e política da História do Brasil.

http://surgiu.com.br/noticia/21421/escolas-de-porto-nacional-comemoram-dia-da-conscincia-negra.html

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.