ESPECIAL: Geraizeiros do Norte de Minas terão audiência pública dias 24 e 25 para criação de Resex

As comunidades geraizeiras da região do Alto Rio Pardo de Minas encontram-se prestes a dar mais um passo na defesa de seus territórios. Finalmente foi marcada pelo ICMBio a consulta pública para a criação da Resex Areião Vale do Guará. A consulta vai ser nos dias 24 e 25 de novembro. Dia 24, em Montezuma; dia 25, em Rio Pardo de Minas, sempre às 14:30 horas.

Esta é uma luta que já conta com dez anos de resistência das comunidades geraizeiras contra a cobiça de plantadores de eucalipto ou de mineradoras. Resistência também que conta com o apoio do movimento sindical, das pastorais sociais, das Caritas, da CPT, do CAA NM, da Via Campesina, do Observatório de Favelas, Fase, de professores e pesquisadores da Unimontes, da UFMG, Embrapa, UFV, Cese, Fundação Brasil de Direitos Humanos, Fian, Cobra, Heks, PPM, Misereor… entre outras!

É importante garantirmos a participação do máximo de pessoas e de organizações na consulta. Não podendo participar, enviar uma manifestação direcionada ao ICMBio. Contamos com a participação e contribuição de vocês neste momento! Abaixo, a convocação do Instituto Chico Mendes:

AVISO DE CONSULTA PÚBLICA

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) convida: Órgãos Ambientais, Entidades Públicas Federais, Estaduais e Municipais, Organizações Não Governamentais, Proprietários de Terras, Representantes dos Setores Produtivos e a Comunidade em geral para participarem das consultas públicas para discussão da proposta de criação da Reserva Extrativista do Areião/Vale do Guará abrangendo parte dos municípios de Montezuma. Rio Pardo de Minas e Vargem Grande do Rio Pardo, em Minas Gerais.

As reuniões acontecerão nas datas, horários e locais descritos abaixo:

Município de Montezuma

* 24 de novembro de 2011, às 14:30 horas, no salão do Balneário de Montezuma, situado à Rua Leôncio José de Araújo s/n, Centro – Montezuma/MG

Município de Rio Pardo de Minas

* 25 de novembro de 2011, às 14:30 horas no auditório do Sindicato dos trabalhadores Rurais de Rio Pardo de Minas, situado à Praça João da Silva nº 430, Centro – Rio Pardo de Minas /MG

Qualquer manifestação sobre esta proposta deve ser enviada por correio eletrônico para [email protected] ou por correspondência para:

Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade
Diretoria de Unidades de Conservação de Proteção Integral – DIREP
Coordenação de Criação de Unidades de Conservação – CCUC
EQSW 103/104, Bloco D, Complexo Administrativo, Setor Sudoeste – Brasília/ DF
CEP: 70.670-350

RICARDO J SOAVINSKI
Diretor – DIREP/ICMBio

Empate RESEX 08 abril 2010

Enviada por Carlinhos Dayrell.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.