AM – Projeto “Tambor no Quilombo” tem aceitação da comunidade do Curiaú

Anselmo Wanzeller, Secom

Técnicos da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) discutiram o projeto “Tambor no Quilombo” com a comunidade da Área de Proteção Ambiental (APA) do Curiaú nesta segunda-feira, 14, na Escola Estadual José Bonifácio. O objetivo foi socializar com os quilombolas a programação e a maneira de desenvolvimento do evento, que visa dar visibilidade às potencialidades turísticas local, valorizando a história e a cultura da comunidade.

O morador José Ribamar da Silva declarou sua satisfação com a presença dos técnicos afirmando que o projeto veio em boa hora e será bem aceito pelos moradores do Curiaú. “A comunidade está precisando desse incentivo. Diferente de outros projetos que não deram certo, esperamos que esse realmente valorize a nossa comunidade, pois aqui temos muito a oferecer ao público em geral”, declara o morador.

Neste ano, o governo do Estado revitalizou o Museu e o Centro de Cultura, cuja proposta é reunir nos locais, em um evento mensal, as comunidades quilombolas e artistas com apresentações de marabaixo, batuque, samba, capoeira, entre outras.

A presidente da Associação de Moradores Quilombolas do Curiaú, Jozineide Araújo, participou da reunião e sugeriu que a participação da comunidade seja constante em todos os processos de desenvolvimento do projeto. “Estamos de braços abertos para receber o projeto, pois sabemos que iremos contribuir muito para o seu desenvolvimento aqui na comunidade. Para isso, se faz necessário a participação dos moradores sempre que eventos como esse venha a ser realizado na área”, delcarou.

O “Tambor no Quilombo” será colocado em prática a partir do dia 19 deste mês e diversas atrações irão ser realizadas nesse dia, como exposição de artes plásticas, exposição das artesãs do Curiaú (projeto do Sebrae), projeto Curiaú Mostra a Tua Cara (realização da Escola Estadual José Bonifácio), homenagem às personalidades da comunidade e apresentações de grupos de samba, batuque e marabaixo.

O evento está previsto para iniciar às 18h com encerramento 1h.

http://www.agenciaamapa.com.br/noticia/26904/

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.