Inscrições Abertas: 2º Festival Internacional de Filmes sobre Energia Nuclear e Urânio Rio de Janeiro

CARTAZ URANIUM FILM FESTIVAL PORTO NOVEMBRO 2011

Cineastas, documentaristas, filmmakers e produtores de todo o mundo estão convidados a enviar seus filmes sobre o complexo nuclear ou radioatividade até 31 de janeiro de 2012.

O Festival Internacional de Filmes sobre Energia Nuclear e Urânio Rio de Janeiro (International Uranium Film Festival) é o único festival de filmes independentes, especializado na temática nuclear, abordando todos os seus aspectos: mineração de urânio e de minérios associados, usinas nucleares, armas e munições, navios nucleares, equipamentos e tratamentos médicos, radiação de alimentos, radioatividade, transporte e armazenamento de lixo radioativo e até a questão filosófica sobre a tecnologia nuclear. É um festival educativo sobre os riscos nucleares mundial.

O 1º Uranium Film Festival Rio de Janeiro aconteceu em maio de 2011, no famoso Bairro de Santa Teresa. Foram exibidos 38 filmes de todos os continentes, para um público de mil pessoas, entre estudantes, professores, cineastas e convidados internacionais, provenientes dos EUA, Costa Rica e África do Sul.

Damacio A. Lopez, EUA (Diretor do International Depleted Uranium Study Team – IDUST) disse sobre o Uranium Film Festival Rio de Janeiro 2011: “Em meus 25 anos de trabalho contra o urânio empobrecido, o Uranium Film Festival foi um dos melhores eventos a expor um dos problemas mais graves da Humandade hoje: O uso do lixo radioativo nas armas militares”.

O Festival foi um grande sucesso e recebeu convites para realizar mostras em várias capitais do Brasil e em outros países, como Costa Rica, Alemanha, India, Namíbia, África do Sul, Tanzânia, Suécia, Suíça, França e Estados Unidos. Depois do Rio de Janeiro, levamos o Uranium Film Festival para São Paulo, Salvador, Recife, Fortaleza, Natal e João Pessoa. Em 29 de novembro chega à Cidade do Porto e em janeiro à Lisboa.

O 2º Uranium Film Festival está planejado para maio/junho de 2012, quando vai acontecer o evento da ONU Rio+20, no Rio de Janeiro.

O Uranium Film Festival é um projeto da ONG Arquivo Amarelo. A cor amarela é o simbolo da indústria nuclear, porque é a cor do elemento radioativo urânio. O Arquivo Amarelo é a primeira cinemateca do Brasil e América Latina sobre a temática nuclear. Até o momento, a maioria dos documentários independentes sobre este assunto tem sido produzido por países não lusofônicos, geralmente em inglês, alemão ou francês. O Arquivo Amarelo traduz estes filmes para a língua portuguesa e, ao mesmo tempo, traduz as produções lusofônicas para a lingua inglesa, funcionando como um centro de comunicação de informações oriundas de todas as partes do mundo, para serem igualmente divulgadas em todas as partes do mundo.

Este arquivo é um projeto para a eternidade, porque irá guardar o saber sobre os riscos radioativos por milhares de gerações – uma necessidade de nossas sociedades que produzem diariamente lixo atômico, gerando riscos para milhares de anos, como está muito bem demonstrado no filme “Into Eternity”, longa metragem dinamarquês vencedor do 1º Uranium Film Festival.

O Arquivo Amarelo também organizou, como parte do Festival, a importante exposição “Maõs de Césio”, sobre o acidente com o césio-137, em Goiânia (1987) – o maior acidente com lixo radioativo da América Latina. Uma aparelho da radioaterapia foi abandonado em um hospital desativado especializado em tratamento de câncer. Sucateiros, sem noção do risco, tiraram o aparelho radioativo deste lugar e a catástrofe nuclear começou.

Até agora dezenas de vítimas do céesio-137 ainda não ganharam ajuda e indenização suficientes. Depois do Rio de Janeiro, a exposição foi exibida em Salvador e na Caravana Anti-Nuclear do Nordeste. No momento a exposição está apenas disponível em português, mas já recebeu convites internacionais e em breve estará rodando o mundo.

O Uranium Film Festival e o Arquivo Amarelo convidam cidadãos e empresas conscientes para apoiarem esta iniciativa.

Cineastas, documentaristas, filmmakers e produtores de todo o mundo estão convidados a enviar seus filmes sobre o complexo nuclear ou a radioatividade até 31 de janeiro de 2012: http://www.uraniumfilmfestival.org/html/film_entry.html

A Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch do Rio de Janeiro (FAETEC) está apoiando o Uranium Film Festival.

Marcia Gomes de Oliveira
Diretora Executiva
Email: [email protected]
www.uraniumfilmfestival.org

Envie o seu filme para:
Uranium Film Festival
A/C. Marcia Gomes de Oliveira
Rua Monte Alegre 356 / 301
Rio de Janeiro / RJ
Santa Teresa
CEP 20240-190
Brasil

 

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.