Artistas se engajam na campanha pelo Xingu, sua biodiversidade e seus povos

Movimento Gota d’Água, liderado pelo ator Sérgio Marone, lança campanha para discutir o planejamento energético do país

A luta pela proteção do rio Xingu e de seus povos ganhou hoje um reforço de peso: artistas globais lançaram o vídeo “Gota d’Água+10” em que questionam a construção da hidrelétrica de Belo Monte, no Pará. Com direção de Marcos Prado (“Estamira”, “Ônibus 174” e “Os Carvoeiros”, e é produtor de “Tropa de Elite”), o vídeo traz um elenco de peso, com nomes como Ary Fontoura, Bruno Mazzeo, Carol Castro, Cissa Guimarães, Dira Paes, Elizângela, Eriberto Leão, Ingrid Guimarães, Isis Valverde, Juliana Paes, Letícia Sabatela, Maitê Proença, Malvino Salvador, Marcos Palmeira, Natalia Dill, entre outros.

O tema central do vídeo gira em torno da polêmica construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, às margens do rio Xingu, no Pará. Marcado por ilegalidades e graves violações de direitos humanos, o grupo de artistas reforça os questionamentos já apresentados por diversos setores da sociedade – desde ambientalistas, pesquisadores, cientistas, organizações de defesa dos direitos humanos e o Ministério Público Federal.

A iniciativa deu início ao Movimento Gota d’Água (www.movimentogotadagua.com.br), liderado pelo ator Sérgio Marone e pela jornalista Maria Paula Fernandes. Em sua primeira campanha, o movimento quer envolver a sociedade brasileira na discussão sobre o planejamento energético do Brasil pela análise do que acontece em Belo Monte.

“Nosso movimento surgiu da necessidade de transformar indignação em ação. Queremos mostrar que fazer o bem é um bom negócio e envolver a sociedade brasileiras na discussão das causas que afetam nosso país”, disse Marone.

Para se engajar na luta pela proteção do Xingu, os artistas dão a dica: é só assinar a petição pedindo à presidente Dilma Rousseff a interrupção imediata das obras de Belo Monte e incentivo a políticas alternativas de geração de energia genuinamente limpas e justas – para TODA a população brasileira. Ah, e claro: passe o link para 10 amigos!

Participe – assine a petição aqui!

http://www.movimentogotadagua.com.br

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.