Mudanças climáticas e Pobreza é tema de oficina online na Rede Mobilizadores

Mudanças climáticas e Pobreza é o tema da próxima oficina online que a Rede Mobilizadores promove, em duas edições: a primeira, de 21 a 25 de novembro e a segunda, de 28 de novembro a 2 de dezembro. O objetivo é apresentar os diversos conceitos relacionados às mudanças climáticas, como adaptação, mitigação, resiliência; abordar os efeitos das modificações no clima a curto e longo prazos, sobretudo no que se refere ao desenvolvimento rural, educação, saúde, desenvolvimento social, recursos hídricos, meio ambiente, trabalho, desenvolvimento urbano e sobre as relações de raça e gênero; e mostrar como as mudanças climáticas podem agravar ainda mais a vulnerabilidade das populações de baixa renda.

As duas edições da oficina serão facilitadas por Gleyse Peiter, secretária-executiva do COEP e integrante do Grupo de Trabalho Mudanças Climáticas, Pobreza e Desigualdades (GTMC), coordenado pelo COEP no Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas (FBMC). O GTMC, criado em 2009, já desenvolveu diversas atividades, dentre elas está a realização da pesquisa “Mudanças Climáticas, Desigualdades Sociais e Populações Vulneráveis no Brasil: Construindo Capacidades”, que contou com dois subprojetos: o primeiro investigou de que forma as empresas estão incorporando o tema das mudanças climáticas em suas ações sociais voltadas para comunidades de baixa renda; e o segundo levantou as impressões de populações vulneráveis sobre as mudanças no clima em três biomas brasileiros e duas regiões metropolitanas situadas no bioma Mata Atlântica.

Criou também o Banco de Práticas Clima: Vulnerabilidade e Adaptação, onde são cadastrados projetos de adaptação aos impactos das mudanças no clima; e apresentou ao governo federal um documento com Subsídios ao Plano Nacional de Adaptação aos Impactos Humanos das Mudanças Climáticas, numa tentativa de incorporar ao plano que está sendo formatado pelo governo os aspectos relacionados às populações mais vulneráveis.

Esta oficina apresentará, entre outras coisas, os resultados de um trabalho que o COEP e diversas entidades parceiras vêm realizando há mais de dois anos em relação ao tema das mudanças climáticas e de seu potencial para agravar as condições de pobreza no país.

Como participar

Para participar da oficina, é preciso estar cadastrado no site da Rede Mobilizadores. O processo é simples e rápido. Basta acessar www.mobilizadores.org.br e clicar em “Inscreva-se”. É necessário ainda solicitar a ficha de inscrição, entre 7 e 11 de novembro, pelo e-mail [email protected]. Os 100 primeiros inscritos vão participar da primeira edição da oficina. Os demais, até o limite de 100, da segunda.

Os inscritos que lerem o material de apoio e deixarem perguntas e/ou comentários reflexivos no minifórum da oficina receberão um certificado de participação emitido pela Rede Mobilizadores.

As duas edições da oficina estão sendo realizadas com apoio da Fundação Banco do Brasil e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Mais informações sobre a oficina ou sobre a Rede Mobilizadores podem ser obtidas pelo telefone (21) 2528-3352, ou no site www.mobilizadores.org.br.

http://www.asabrasil.org.br/Portal/Informacoes.asp?COD_NOTICIA=7070

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.