A mineração em Paracatu, MG: um desastre ambiental iminente?

No dia 11 de novembro a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri apresentará o debate  ‘ A mineração em Paracatu, MG: um desastre ambiental iminente?‘. Finalmente o tema vem à tona, e felizmente com as portas abertas da universidade.

Gostaríamos de sublinhar a importância deste evento, que não somente se afunilará no caso de Paracatu (onde alertamos que, na verdade, o desastre ambiental JÁ  ESTÁ ACONTECENDO), mas também projetará as consequências das ações extrativistas que se iniciam em Conceição do Mato Dentro, Grão Mogol e Riacho dos Machados em Minas, e também apontará casos na Bahia e Pará entre outros exemplos.

Afinal, não se trata de uma questão de uma ou outra localidade isoladamente: acreditamos que trata-se da aplicação do direito difuso, quando todos são responsáveis pela manutenção de um ambiente sadio e humanamente sustentável.

Atualmente, nossos recursos naturais são negociados por políticos e outros espertos e saqueados por grupos internacionais; levam nossas riquezas para fora destruindo paisagens, diminuindo a qualidade de vida da população e tratando a água como recurso de valor econômico, esquecendo que ela é acima de tudo o bem imprescindível à vida.

Mais do que um debate, pretendemos iniciar um diálogo capaz de desdobrar uma rede mobilizadora que informe e dê subsídios críticos à sociedade, não apenas àquelas comunidades diretamente afetadas, mas também à formação de uma corrente consciente ambiental, humana e solidária.

A análise da realidade nos mostra que não podemos deixar a questão nas mãos do governo e do sistema econômico vigente sem assumirmos uma postura cidadã e, afinal, cobrarmos dos nossos representantes que eles tenham de legislar de acordo com a vontade e em benefício do povo, e não segundo suas vontades próprias e acordos escusos.

Sem o apoio de grupos econômicos e da grande imprensa, é importante que divulguemos ao máximo esta iniciativa para geração de mídia espontânea, a ponto de alastrarmos a ideia e atingirmos também os grandes centros urbanos.

Mais que isso: é importante a participação presencial!

Para que este debate se transforme em um diálogo, e que ele seja o pontapé inicial para uma reflexão coletiva sobre o futuro que nós queremos para Minas, para o Brasil, para o planeta. Para nossas vidasPara a VIDA  como um todo!

Enviada por Pablo Matos Camargo para a lista do CEDEFES.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.