3ª audiência pública de elaboração das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola – CNE

A Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CNE), em continuidade ao processo de consulta pública para subsidiar a elaboração das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola, realizará a terceira audiência pública no dia 7 de novembro de 2011, segunda-feira, das 8:00 às 12:00h, no auditório do Conselho Nacional de Educação, localizado na SGAS Av. L2 Sul, Quadra 607, Lote 50 – Brasília –DF.

Conforme já foi divulgado anteriormente, para a realização das audiências públicas foram selecionados os estados do Maranhão e Bahia, juntamente com o Distrito Federal. A escolha dos dois primeiros deve-se ao contingente populacional, intensa articulação política e capacidade de congregar municípios do entorno e da região Norte e Nordeste. O último, por ser o local da sede do CNE e capaz de articular participação do Centro-Oeste, Sudeste e Sul do País.

As duas primeiras audiências foram muito bem sucedidas. A primeira foi realizada no dia 05 de agosto de 2011, na cidade de Itapecuru-Mirim, no Maranhão, e reuniu um público de 368 pessoas de 218 municípios (regional de Itapecuru-Mirim e Baixada Maranhense). A segunda, ocorrida em 30 de setembro de 2011, na cidade de São Francisco do Conde – Bahia – teve a participação de um público de 433 pessoas oriundo de 59 cidades. Ambas as audiências contaram com a presença, apoio e parceria do MEC (SECADI e SEB), SEPPIR, Fundação Cultural Palmares, do poder público local, das secretarias de educação, das lideranças quilombolas, de Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros das universidades, do movimento negro e demais organizações parceiras.

A sua presença nesta 3ª audiência será uma honra para nós. Esperamos congregar, em Brasília, quilombolas, militantes, pesquisadores, educadores, gestores, oriundos de diferentes estados e municípios do Brasil.

Informamos que, devido aos limites orçamentários, o CNE não dispõe de recursos para passagem e hospedagem dos convidados.

Informamos, ainda, que o texto-referência para a audiência está disponível no portal do MEC (www.mec.gov.br/cne). As sugestões poderão ser enviadas para o e-mail [email protected] até 31/12/2011.

Enviada por Ricardo Álvares.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.