Indígenas se transformam em modelo a ser seguido na Bolívia

De Raúl Burgoa (AFP)

LA PAZ — A obstinada luta para impedir a construção de uma estrada em seu território, que obrigou o presidente Evo Morales a aceitar uma plataforma de pedidos, transformou os indígenas amazônicos em um modelo a ser seguido nas futuras lutas sociais na Bolívia, afirmaram analistas.

A caminhada indígena de 65 dias ao longo de 600 km estava tão fortalecida ao chegar a La Paz que o presidente Morales cancelou sem reservas o projeto de estrada, financiado pelo Brasil, que tanto tinha defendido e que foi impedido de ser realizado pelos nativos, em defesa da reserva ecológica do Tipnis.

O protesto dos indígenas “demonstra que não é necessário se vender para construir uma sociedade melhor”, disse o economista Alberto Bonadona, professor da Universidade Católica.

Paradoxalmente, a defesa dos direitos indígenas começou com a ação do próprio Morales, que em sua época de sindicalista e opositor liderou muitos dos grandes protestos do país.

Esta é a opinião do constitucionalista Williams Bascopé, que considera que a conquista do movimento indígena é resultado do próprio “processo de mudança”, encarnado por Morales, o primeiro indígena a chegar ao poder em 180 anos de independência boliviana.

“O processo de mudança é de povos valentes e capazes de agir, seja uma marcha indígena, um levante popular operário ou camponês”, completou.

No entanto, para o cientista político Jorge Lazarte, ex-parlamentar de oposição, “o retrocesso (no tema da estrada) deixa um mal-estar no governo, porque não está acostumado a ceder, quando democracia é ceder mutuamente para encontrar lugares comuns”.

A luta pelo Tipnis ensinou que “chegou a hora de retificar os equívocos, abrindo os ouvidos e dando atenção para opiniões diferentes” nos próximos três anos de governo que restam a Morales, segundo o cientista político social-democrata Julio Aliaga.

Com o exemplo dos indígenas amazônicos, “a oposição tem que aprender que a união faz a força, porque, caso contrário, voltará a desunião, o o MAS (partido de Morales) voltará a se aproveitar da dispersão e do desacordo”, disse Aliaga.

O movimento amazônico – que representou um reencontro entre a população urbana e indígena – “ocorre em um contexto de reajuste de projetos políticos e pesos específicos quanto à territorialidade do poder”, explicou por sua vez o cientista político independente Pablo Rivero.

Consciente da vitória da marcha, à qual apoiou desde o princípio, o líder aimará Rafael Quispe, exigiu nesta terça-feira de Morales “a renúncia de ao menos cinco de seus ministros”, encarregados de liderar as negociações com os indígenas e que fracassaram oito vezes em suas tentativas.

Segundo este líder, dissidente do movimento camponês aiamará de Morales, a lei de proteção do Tipnis “não foi aprovada de coração, não aprovaram com convicção, mas com ressentimento e ódio dos parlamentares” governistas.

Portanto, “este governo foi derrotado”, disse na primeira análise política diante dos manifestantes.

No entanto, longe do debate de analistas, o principal líder dos indígenas amazônicos, Fernando Vargas, pediu que Morales “respeite a Constituição, cumpra e faça cumprir”. “Em um governo indígena, queremos que os direitos indígenas sejam respeitados, nada mais”, completou.

Outro líder da marcha, Adolfo Chávez, também à margem de análises políticas, afirmou que “só queremos continuar vivendo em paz”.

“Que continuemos construindo este Estado Plurinacional que é de todos os bolivianos”, disse, enquanto reconheceu que “outros se aproveitaram da marcha”, em alusão aos partidos políticos, muitos de direita, que se uniram ao protesto.

Enviada por Ricardo Verdum.

 

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.