Racismo em restaurante do Rio de Janeiro

A dentista Maria Fernanda Quintanilha da Fonseca, 48, foi autuada nesta tarde de sábado na 12a delegacia de Copacabana, por injúria racial contra uma das delegadas do III Encontro Estadual de Políticas para Mulheres, patrocinado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, que reune neste final de semana no Rio, cerca de 800 mulheres fluminenses de mais de 50 municípios.

A vítima Marcelle Esteves estava sentada no Restaurante “Fagulhas” aguardando o grupo de amigas que reservara o local para almoçar, quando Maria Fernanda ordenou que se levantasse, pois aquele seria o seu lugar reservado. Ao receber o apoio do gerente, exaltada, Maria Fernanda teria chamado a vítima de “negra macaca”, fugindo para o restaurante Lamas quando a ofendida Marcelle Esteves, disse que não se levantaria e ligou para a polícia com seu celular.

Segundo as palavras de Marcelle Esteves, foi graças à intervenção de alguns fregueses e de outras delegadas da convenção de mulheres, que acorreram ao local, que os soldados da polícia militar tomaram providências e detiveram Maria Fernanda, pois a agressora apresentara-se aos PMs como oficial da Aeronáutica, o que os intimidara.

Marcelle Esteves conseguiu finalmente registrar sua queixa e Maria Fernanda foi autuada por injúria racial, não sem antes passarem pela 9a delegacia do Catete, que alegando a existência de um sistema de rodízio de delegacias nos finais de semana para casos de flagrante criminal, as encaminhou para a delegacia de Copacabana.

Foi estabelecida pela Delegada de plantão uma fiança de 3 salários mínimos e até às 19 horas deste sábado a agressora se encontrava detida.

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=OVcCBHp6lwU#!. Postada por MamaterraTV.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.