MS – Ex-prefeito Ari Artuzi presta depoimento sobre acusação de racismo

O ex-prefeito de Dourados, Ari Artuzi, presta depoimento hoje, às 13 horas, no processo por racismo. Ele foi denunciado após declarar “nóis temu fazemu serviço de genti branca; serviço de genti” durante entrevista à Rádio Grande FM, ao comentar obras de recapeamento no dia 14 de agosto do ano passado. Também serão ouvidas hoje testemunhas de acusação.

O MPE (Ministério Público Estadual) quer a prisão do ex-prefeito e aplicação de multa de R$ 300 mil. A pena por crime de racismo vai de 2 a 5 anos. Na denúncia, o Ministério Público Estadual alega “discurso infamante e racista proferido pelo outrora prefeito da 2.ª maior cidade de Mato Grosso do Sul repercutiu imediatamente, tanto que vários cidadãos reclamaram prontamente perante a emissora que transmitiu o pronunciamento. O telefone da rádio não cessava de tocar com ligações disparadas por ouvintes indignados”, afirma o promotor João Linhares Júnior.

Artuzi deveria ter sido ouvido no dia 12 do mês passado. A advogada que representa o ex-prefeito, Luci Mara Tamisari Areco, justificou, no dia, que a audiência foi transferida porque faltaram algumas testemunhas, tanto da defesa quanto da acusação. Ela declarou que o ex-prefeito acompanhou os depoimentos, mas não se manifestou.

No dia foram ouvidas três testemunhas arroladas pela acusação, que é representada pelo MPE (Ministério Público Estadual) e duas testemunhas de defesa.

O juiz Jairo Quadros colheu os depoimentos dos radialistas Osvaldo Duarte e Eduardo Palomita, que entrevistaram Artuzi no dia em que ele proferiu as declarações das quais agora é reu, além do sindicalista Ronaldo Ramos, todos convocados pelo MPE. Em defesa do ex-prefeito, falaram os ex-servidores João Pinheiro e Anizio de Souza Santos.

O caso – O ex-prefeito Ari Artuzi foi denunciado após declarar “nóis temu fazemu serviço de genti branca; serviço de genti” durante entrevista à Rádio Grande FM, quando comentava a respeito de obras de recapeamento realizadas em sua administração.

Ari Artuzi renunciou à prefeitura de Dourados após ser preso pela operação Uragano, deflagrada pela PF (Polícia Federal) em setembro de 2010. Durante a operação foi revelado esquema de fraudes envolvendo a Prefeitura, Câmara Municipal e empresários. Artuzi também foi alvo da operação Owari, realizada em 2009.

http://www.correiodecorumba.com.br/?s=noticia&id=2652

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.