RJ – Equidade e Justiça Social em debate na ENSP/Fiocruz

Equidade em Saúde e Justiça Social: alguns aspectos sob a perspectiva da exclusão social e vulnerabilidade será o tema debatido na próxima sessão científica do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde da ENSP. Para falar sobre o assunto, a Escola receberá a professora da Universidade de Lancaster – Reino Unido, Jennie Popay, que apresentará uma abordagem dos determinantes sociais em saúde trabalhando as categorias da exclusão social e da vulnerabilidade social. A sessão será realizada no salão internacional da ENSP, a partir das 12 horas, no dia 18 de outubro. O evento, que contará com tradução simultânea, será aberto ao público e não necessita de inscrição prévia.

Jennie Popay estará no Brasil para participar da Conferência Mundial de Determinantes Sociais da Saúde (CMDSS 2011) – que será realizada de 19 a 21 de outubro no Rio de Janeiro – e foi convidada a apresentar na ENSP sua experiência e seus trabalhos no campo dos determinantes sociais em saúde, em particular a abordagem qualitativa de processos de exclusão social e suas consequências na saúde dos indivíduos. A sessão será coordenada pela pesquisadora do Daps/ENSP Silvia Porto. 

Desde 2007, a pesquisadora do Daps/ENSP Sarah Escorel e a professora Jennie Popay vêm trabalhando na Social Exclusion Knowledge Network (SEKN) – Rede de Conhecimento sobre Exclusão Social – da Comissão de Determinantes Sociais em Saúde da Organização Mundial da Saúde (OMS) e, atualmente, estão elaborando um projeto de pesquisa sobre Inclusão Social e Direito à Saúde, envolvendo equipes do Brasil, Inglaterra, África do Sul e Austrália, e participarão de um seminário no Centro Rockefeller Bellaggio, na Itália, de 5 a 9 de dezembro deste ano.

Jennie Popay é professora de Sociologia e Saúde Pública na Escola de Saúde e Medicina da Universidade de Lancaster (Reino Unido). Também é diretora do Centre for Health Equity Research & Knowledge Exchange e diretora Regional do National Institute for Health Research, no noroeste do país. Entre 2006 e 2008, coordenou a Rede de Conhecimento sobre Exclusão Social em Saúde da Comissão de Determinantes Sociais em Saúde, da Organização Mundial de Saúde (CDSS/OMS), além de ter integrado a Rede de Conhecimento sobre Medidas e Evidências desta comissão. Desde 2010, coordena o Grupo de Trabalho sobre Exclusão Social na Revisão dos Determinantes Sociais das Desigualdades em Saúde na região europeia, desenvolvido pela Oficina Regional da Europa da OMS. No momento, integra o grupo de trabalho que desenvolve o projeto de pesquisa comparada entre Inglaterra, Brasil, África do Sul e Austrália sobre Inclusão Social e Direito à Saúde.

Foto Jennie Popay, site Faculty Health & Medicine.

http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/sessoes-cientificas/detalhes-noticias.php?matid=27727

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.