Brasil se indigna contra Belo Monte neste dia 15

Na esteira da convocatória mundial dos “indignados” espanhóis por manifestações simultâneas em defesa de variadas bandeiras pró-democracia – uma “acampada”, como chamam – neste 15 de outubro, várias cidades brasileiras estão organizando atos pelo país. E em três delas, as ocupações levantarão a bandeira contra a usina de Belo Monte. A informação é do Movimento Xingu Vivo Para Sempre, 14-10-2011.

Em São Paulo (SP), onde a concentração para a ação acontece às 13h na Praça da República, os militantes do Movimento Brasil Pelas Florestas, Movimento Indígenas Pela Ação, Xingu Otomo e Xingu Vivo realizarão o “Vem acampar na aldeia”, um sub-acampamento dentro do grande acampamento, convocando a sociedade para uma vigília para pressionar o Poder Judiciário a julgar favoravelmente a ação que trata da consulta indígena prévia sobre a construção de Belo Monte.

No mesmo final-de-semana, em Belém (PA), um acampamento na Praça da Leitura reunirá jovens e trabalhadores em defesa da Amazônia, contra Belo Monte. O protesto também reivindicará mais verbas para a educação e a luta contra a corrupção na política.

No dia 17, em Altamira (PA), no olho do furacão da construção da Usina, movimentos sociais farão uma manifestação na frente da Justiça Federal, defendendo a suspensão imediata das obras da hidrelétrica até que todas as condicionantes estabelecidas peloIbama e pela Funai sejam cumpridas. Mais de trinta organizações lideradas peloMovimento Xingu Vivo Para Sempre puxam o ato, que entregará uma carta à juíza federal local, pedindo que ela também some voz no coro por justiça.

Tuitaço

Nesta sexta, foi feito um chamado para um tuitaço na segunda (17)  para que o TRF1 julge favoravelmente a ação que pode suspender a construção de Belo Monte, e encaminhe o julgamento das demais 11 Ações Civis Públicas do Ministério Publico Federal. Todos com a hashtag #BeloMonte no Twitter, na segunda-feira, a partir das 14h!

http://www.ihu.unisinos.br/index.php?option=com_noticias&Itemid=18&task=detalhe&id=48377

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.