A história de edifícios abandonados do centro de São Paulo em depoimentos, fotos e vídeos

Raquel é urbanista, professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo e relatora especial da Organização das Nações Unidas para o direito à moradia adequada.

O site Edifícios Abandonados (www.edificiosabandonados.com.br) é mais uma interessante fonte de informação sobre o assunto na Internet. Quem me indicou foi o leitor Alfredo Santiago.

Com esse projeto, a idealizadora Mariana Barbosa pretende contar a história de edifícios abandonados do centro de São Paulo. Ela já reuniu informações sobre seis edifícios.

Além de ouvir pessoas que hoje ocupam esses prédios, Mariana também tentou conversar com os proprietários dos imóveis. Aos depoimentos e entrevistas, somam-se ainda fotos, vídeos e arquivos de áudio.

Por falar nesse assunto, lembrei do documentário “Leva”, exibido recentemente pelo Canal Futura, sobre os movimentos de moradia do centro de São Paulo. No final de agosto, a produção exibiu o filme na ocupação Mauá e eu estive lá para debater com os moradores. Abaixo segue o trailer do filme.

http://raquelrolnik.wordpress.com/

Sobre o LEVA

Produzido pela produtora paulista Preta Portê Filmes, foi o vencedor do 1º Doc Futura, pitching realizado para selecionar um documentário com o tema pobreza para co-produção e exibição pelo Canal Futura.

Leva – (sf.) ajuntamento de pessoas; recrutamento; grupo, coletivo.

Família desabrigadas ocupam o edifício Mauá, um dentre os muitos ocupados no centro de São Paulo. O documentário LEVA acompanha a vida de moradores da ocupação e revela a organização de siglas que se unem para transformar os espaços abandonados em habitáveis. A estruturação do edifício pelos movimentos de luta por moradia irá refletir na reorganização e redescoberta das pessoas como indivíduos por meio do coletivo.

OCUPAÇÕES NO CENTRO

Coordenados pela Frente de Luta por Moradia (FLM), em 2010, 3, 8 mil pessoas ocuparam quatro prédios no centro. Com as ocupações, o movimento pretende acelerar processos de desapropriação na região para fazer habitação de interesse social – uma forma de pressionar o poder público para a efetivação de políticas habitacionais. Hoje existem cinco prédios ocupados no centro: o edifício Mauá (ocupado há cinco anos) é um deles.

http://www.conexaofutura.org.br/tag/leva

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.